Códigos de Produto Universal - ou códigos de barras UPC - são onipresentes em todo o mundo e comum em todas as empresas para o acompanhamento de ações e de inventário e fazer transações de ponto-de - venda mais eficiente. O primeiro código UPC foi digitalizada em 1974, e, desde então , tornaram-se padrão em armazéns e lojas de varejo. A maneira mais fácil de entender um código de barras é a utilização de um scanner profissional. No entanto, se você não quer gastar o dinheiro ou apenas quer impressionar seus amigos, há uma quantidade significativa de informações que você pode recolher através da leitura do código com apenas seus próprios olhos. Instruções
1
Determinar o tipo de código de barras que é. Há muitos tipos diferentes de códigos de barras UPC . EAN /UPC é o mais comum em operações de ponto-de - venda, porque eles são projetados para o ambiente de digitalização de alto volume. Códigos GS1 DataBar compreendem um conjunto de símbolos que são menores do que EAN /UPC e pode carregar informações adicionais, tais como números de série , números de lote e datas de vencimento . ITF- 14 códigos podem ser impressos diretamente em caixas de papelão ondulado , mas não pode ser usado para identificar itens no ponto-de - venda. A GS1 DataMatrix é menos de um código "bar" do que um conjunto de pixels que requer câmera com base scanners e é usado principalmente em situações de saúde.
2
Identifique o formato de código de barras . Códigos de barras EAN /UPC tem quatro formatos diferentes: UPC- A, UPC -E, EAN-13 e EAN -8. Todos os formatos são feitos de ambas as linhas brancas e pretas para que uma das maneiras mais fáceis de identificar qual o formato que você está olhando é pelo número de dígitos na parte inferior. UPC- A tem 10 dígitos diretamente sob o código com mais dois do lado de fora , UPC -E tem seis com dois fora , EAN -13 tem 12 com um à esquerda e EAN- 8 tem oito no total .
< Br > 3
Identificar a espessura das linhas . Existem quatro níveis diferentes de espessura das linhas do código de barras , e é importante lembrar que os espaços em branco entre as linhas pretas são parte do código. A melhor maneira de " ler " as linhas é de aplicar um número de diferentes espessuras , tais como " 1 " para a linha de skinniest , " 2 " para a linha de média dimensão , " 3 " para o próximo maior linha e " 4 " para o mais grosso .
4
Relacionar o código de barras para o código numérico . Cada EAN /UPC começa e termina com 101 - preta fina , fina branca , preta fina - antes do primeiro dígito. Cada dígito se refere a um conjunto de quatro linhas de bares: 0 = 3211 , 1 = 2,221 ; 2 = 2,122 ; 3 = 1411 , 4 = 1132 ; 5 = 1.231 ; 6 = 1114 ; 7 = 1312 ; 8 = 1213 , 9 = 3112 . Por exemplo, na imagem do código de barras acima, você pode ver que as linhas sobre o "6 ", após o primeiro "101" corresponde aos níveis de espessura em " 1114 " , fino branco , magro preto, branco fino e mais grosso preto. Com exceção da UPC-E Version, haverá duas linhas pretas degola para baixo entre os dois conjuntos de números. Com as linhas brancas finas entre eles e de cada lado, eles compõem o código 01010 .
5
Determinar que os códigos de dizer. Os próprios códigos numéricos fornecem a abundância de informações, tais como o ponto de origem.