? Um adaptador de vídeo , também conhecido como uma placa de vídeo ou o controlador de vídeo, é um componente periférico que permite a um computador para fazer a interface com um monitor ou uma tela de projeção . Em muitos casos (servidores de rack , para citar um) , nenhum adaptador de vídeo é instalada, uma vez que estes dispositivos seriam acessados remotamente . História
Desde o início do IBM Personal Computer o conceito de um design modular ficou com a indústria de PC. Enquanto os slots de interface que exibem placas de utilizar mudaram, principalmente para permitir que mais de transferência de dados , o conceito de permitir upgrades ou reparos no subsistema de vídeo se manteve durante todo evolution.The padrão IBM original do PC permitiu slots ISA de 8 bits em todo o ônibus de placa-mãe para qualquer número de placas opcionais de expansão a serem instalados , incluindo um adaptador de vídeo , se necessário . Devido à quantidade limitada de largura de banda que pode ser empurrada , embora um slot ISA de 8 bits , o padrão foi então alterado para permitir que uma fenda ISA 16 bits . A próxima iteração foi chamado slot VESA , que era razoavelmente curta e substituído pelo slot PCI . Como a tecnologia evoluiu , o slot PCI foi substituído pelo slot AGP , que se tornou o primeiro slot dedicado para vídeo. Mais recentemente, o slot AGP foi tornado obsoleto pelo slot PCI-E ( PCI Express ), dos quais muitas placas-mãe permitem mais de um para ser usado para vídeo .
Normas Vídeo
Os adaptadores de vídeo PC original era monocromático, apenas permitindo uma cor em um fundo preto. Devido à demanda para a cor, o CGA ( Color Graphics Adapter ) foi introduzido , seguido da EGA ( Graphics Adapter Avançado) e, eventualmente, levando ao VGA (Video Graphics Array ), que ainda é a base de todos os formatos gráficos melhorados disponíveis today.The padrão VGA tem evoluído a partir de uma resolução de 640 480, através do SVGA resolução de 800 por 600 a XGA 1024 x 768, e agora mudou-se para modos de widescreen , como WXGA , WSXGA e WUXGA , que prevê um 1920 por 1.200 resolução de tela . Este processo será contínuo.
Introdução de gráficos 3D.
Principalmente impulsionado pela indústria de jogos, em meados da década de 1990 os adaptadores de vídeo 3D foram introduzidas . Isso criou uma demanda por mais dados para ser empurradas através do gasoduto de vídeo, que está em curso. Note-se que os efeitos de vídeo 3D são agora rotineiramente utilizado fora da comunidade do jogo , com o ambiente de trabalho Linux , bem como do Microsoft Vista, incorporando efeitos 3D para a experiência do usuário.
Produtos múltiplos adaptadores de vídeo
no final de 1990 , a indústria começou a oferecer a capacidade de suportar mais de um adaptador de vídeo em um computador. Isto permitiu que o usuário tenha monitores dedicados, cada um exibindo um desktop personalizado, para qualquer tarefa que eles escolhem para atribuir a cada área de trabalho. Por exemplo, um arquiteto pode usar uma tela para desenhos CAD , tendo uma segunda tela dedicada ao e-mail ou processamento de texto.
Exibição combinado adaptadores
Agora é possível instalar mais do que uma placa de exibição num sistema , de modo a ser capaz de utilizar a potência de processamento de cada adaptador de vídeo fornece para permitir ainda mais dados a serem alimentados para o ecrã . A demanda por essa capacidade foi novamente criado para satisfazer a comunidade de jogadores , onde há uma sede insaciável de vídeo mais rápida atualização rates.One dos dois principais fabricantes de adaptadores de vídeo , ADI , criou o padrão Crossfire , onde dois adaptadores de vídeo pode ser instalada em slots PCI-Express , e os controladores gráficos combinados trabalhar em conjunto para um efeito deslumbrante. Nvidia, concorrente da ADI , trouxe o seu próprio padrão de adaptador de vídeo múltiplos , que deram o nome de SLI .