Mais de 40 anos , co- fundador da Intel Gordon Moore previu transistores de um chip de computador iria encolher em tamanho, mas o dobro em número a cada 18 a 24 meses . Ao longo das décadas , os processos de fabricação avançadas de remir a promessa da Lei de Moore , permitindo que a Intel para vir processadores potência como o Pentium 4 e Celeron multicore . Vamos ver como esses dois chips , embalado com mais e mais circuitos, tarifa em comparação head- to-head . Velocidade do relógio Núcleo
Uma consideração importante quando se comparam os chips da Intel é o seu poder de processamento , tal como definido pela velocidade do clock do núcleo . A linha Pentium 4 representa processador mais rápido da Intel de 1,3 gigahertz ( GHz) para 3,8 GHz . A Intel Celeron , um processador multicore, varia de 266 megahertz (MHz) para 3,6 GHz .
Front- Side Bus
barramento frontal é quase tão importante quanto a velocidade do clock do núcleo , uma vez que determina a rapidez com um processador individual se comunica com os outros , bem como dispositivos externos como memória. Isto é especialmente importante com processadores dual-core , como o Celeron , que tem um alcance front-side bus de 66 MHz a 1066 MHz . O Pentium 4 linha de front-side bus varia de 400 MHz a 1066 MHz .
Celeron Características
O Celeron oferece ampla Execução dinâmica da Intel ( WDE ) , o que permite uma utilização mais eficaz do ciclo de clock, melhorar a eficiência energética . As características adicionais incluem Acesso de memória inteligente , o que faz melhor uso do cache L1- L3 interno para armazenar comandos operacionais e maximizar a largura de banda. Com toda essa otimização, aplicações de mídia não são excluídos com impulso de mídia digital avançado , o que acelera a compressão e execução de arquivos de vídeo e música .
Pentium 4 Características
o Pentium 4 é um processador single-core destinado a área de trabalho high-end e unidades centrais de processamento de laptop. Originalmente lançado em novembro de 2000 , tem visto melhorias significativas em ambos os recursos e processo de construção. O Pentium 4 foi o primeiro produto da Intel para liberar os conjuntos de instruções SSE2 e SSE3 , o que aumentou os cálculos , transações, processamento de mídia , gráficos 3-D e jogos. Versões posteriores também introduziria hyperthreading para replicar a função de processadores de múltiplos núcleos.
Conclusão
Ao comparar processadores Intel individuais, é importante não só para observar a velocidade do clock e front-side bus , mas as características individuais também. Enquanto o Pentium 4 é o processador mais forte, ele tem apenas um único núcleo e usa software para replicar vários núcleos. Esta não é tão eficaz como verdadeiros processadores de núcleos múltiplos , como o Celeron . O Celeron também pretende ser um processador de orçamento médio para competir com o AMD Athlon , tornando-se menos caro, então Pentium 4 comparáveis , que estão sendo eliminados.