A família ATI Radeon X1300 de placas gráficas foi lançado entre o último trimestre de 2005 e segundo trimestre de 2006. Esta família de cartões foi lançada como um fluxo principal ou cartão de nível de entrada para o setor de mercado de orçamento. A família X1300 , como a maioria do hardware do computador, não é isenta de falhas e , como tal, requer algumas considerações antes da compra. A série X1300 de placas gráficas Rebranding
é bom para baixo jogo final ou tarefas de estações de trabalho padrão , no entanto , foi vendido mais tarde, sob um nome diferente. A indústria placa gráfica é notório por uma prática chamada de " rebranding ". Rebranding está tomando uma placa gráfica e renomeá-lo com um novo número de série ou nome , a fim de vender as unidades restantes. O X1550 foi lançado como um sucessor para o X1300 . Este cartão não é nada mais do que o X1300 com um novo nome , e como tal consumidor é melhor simplesmente comprar o X1550 , que suporta mais recursos que são ativados pelo software do driver .
Preço Ponto
O X1300 foi lançado como um cartão de low-end de nível de entrada de vídeo. No entanto, o ponto do preço deste cartão em cima da liberação foi de US $ 149, que era muito maior do que seu concorrente no mercado a Nvidia GeForce 6200. Dado o ritmo rápido em que novas unidades de processamento gráfico são liberados e em que o ponto preço cai , é mais benéfico do que simplesmente comprar uma placa Nvidia ou esperar para a próxima geração de lançamentos antes de comprar um X1300 .
Valor de Mercado atual
Embora o X1300 só foi lançado há três anos , é altamente fraca potência para os padrões atuais do mercado . Além disso, a X1300 não tem uma potência alta o suficiente para exigir uma conexão de energia secundária de fonte de alimentação do computador. Embora isto possa não ser importante , existem vários modelos de fontes de alimentação que não activam a menos que o conector PCI -E está ligado a um cartão . Isso reduz muito a escolha de fontes de alimentação que você pode usar com o seu sistema e também limita a futura capacidade de atualização como sua fonte de alimentação não será capaz de suportar futuros upgrades de placas gráficas .
Multi- GPU Suporte
o X1300 não possuem suporte nativo Crossfire , que dá a possibilidade de utilizar múltiplas placas de vídeo em um PC. Embora o X1300 pode forçar suporte multi- GPU através de software, ele não é de forma tão rápida ou eficiente como suporte a hardware e propenso a muitos gargalos de processamento . Além disso, os jogos que suportam configurações Crossfire não são garantidos para reconhecer configurações de software habilitado a partir de cartas baixas end, como a série X1300 , o que pode tornar o investimento em vários cartões infrutífera .
PCI-e Suporte
Apenas algumas das placas de vídeo X1300 tem PCI-e de apoio 2.0. Devido a esta limitação projeto inicial , que ATI tentou remediar depois, os usuários podem ser obrigados a utilizar placas-mãe antigas , que não têm suporte para cartão posteriores atualizações gráficas. Essa limitação significa que os usuários terão que comprar uma nova placa-mãe e fonte de alimentação , a fim de atualizar sua configuração gráfica para nivelar o menor de cartões de orçamento atualmente no mercado , de 2009. Além disso, a compra de um destes cartões no presente também pode ser mal aconselhado como praticamente não motherboards atuais suportam o AGP , Accelerated Graphics Port , em qualquer iteração.