. ATX e placas-mãe microATX são fatores de forma ( o projeto físico e layout ) Cada norma possui atributos únicos. Ambas as normas permanecem em uso a partir de 2010 . História
O fator de forma ATX é o sucessor do fator de forma do bebê -AT . Intel introduziu em 1995. O design microATX foi criado para complementar o fator de forma ATX , não para substituí-lo. O fator de forma microATX foi introduzido pela Intel em Dezembro de 1997.
ATX
O fator de forma ATX foi projetado para melhorar a AT bebê , tornando-o mais fácil de usar , aumentar o apoio aos novos processadores , reduzir custos, e adicionar suporte adicional para dispositivos de entrada /saída . Placas-mãe com a medida de fator de forma ATX de 12 centímetros de largura por 9,6 cm de profundidade ( 305 milímetros por 244 milímetros ) . A vantagem que tem sobre placas-mãe ATX microATX é o seu tamanho . Motherboards maiores permitem mais RAM para ser instalado , bem como slots de expansão adicionais a serem utilizados.
MicroATX
O fator de forma microATX foi projetado para lidar com as tendências de consumo , bem como a tecnologia de computador mais recentes. motherboards microATX vêm em duas variedades , 9,6 centímetros de largura por 9,6 cm de profundidade e 6,75 cm de largura e 6,75 cm de profundidade . Usando o fator de forma microATX permite a redução de custos na construção de um computador. Mais especificamente , ele permite a um computador para construído usando um menor fornecimento de energia e de caso . O fator de forma microATX também reduz os recursos do dispositivo de entrada /saída de uma placa-mãe , limitando-o em determinadas áreas.