A principal diferença no boot entre um Mac e um PC é a Extensible Firmware Interface (EFI) que carrega o sistema operacional Mac . A partir de 2010 , a maioria dos sistemas Windows e Linux ainda usa um sistema de entrada /saída básico (BIOS). Carregando um Sistema Operacional
O BIOS foi criado para carregar sistemas operacionais de computadores pessoais iniciais. Ele fornece dados para o sistema operacional sobre os dispositivos conectados e executa um gerenciador de inicialização . Um gerenciador de inicialização está localizado no início de um disco rígido. Ele carrega o sistema operacional após a BIOS carregou -a na memória do sistema.
BIOS Limitações
O BIOS continua a ser um sistema de 16 bits , que só pode acessar um MB de memória do sistema. Houve algumas adições para adicionar suporte de gerenciamento de energia , mas há limitações sérias para sistemas de 64 bits . O tamanho máximo suportado partição é apenas 2,2 TB , protocolos de rede não são suportados no nível do BIOS e tempos de arranque são mais lentos do que os sistemas EFI.
EFI
Intel inventado e depois actualizada EFI como um substituto para o sistema de BIOS . EFI pode ser executado em 32 - ou modos de 64 bits , que alojam os sistemas operacionais modernos e de apoio a uma maior gama de dispositivos de pré- inicialização e programas, tais como protocolos de rede e suporte para a inicialização rígido externo
EFI sistemas não fazem. requerem um gerenciador de inicialização , o EFI irá carregar os arquivos básicos do sistema operacional na memória. Todos os sistemas Intel Mac usar firmware EFI. Apenas as versões de 64 bits do Windows Vista, 7 e 2008 suportam inicialização EFI . Linux suporta EFI usando ELILO .