Motherboards são compostas de uma placa de circuito impresso (PCB) com fichas , tomadas e portas soldadas na placa . Sockets permitir a instalação de peças na placa-mãe , e as portas de pau para fora de trás do computador para permitir o uso de dispositivos externos. Alguns componentes são menos necessários do que outros , por exemplo, computadores com gráficos internos não requerem slots de expansão para ser executado. Soquete do Processador
O soquete do processador em uma placa-mãe é tipicamente plana e em forma de quadrado . Mais antigos processadores Intel e todos os processadores AMD usar pinos que se encaixam nos furos do soquete. Tais soquetes são chamados Pin- Grid Array (PGA) soquetes e incluem os 478 e AM2 tipos . Começando com Pentium 4 modelos de processador final , a Intel começou a usar o Land- Grid Array ( LGA) soquetes , como LGA 775 e LGA 1156 . Processadores para estas tomadas têm contatos de ouro sobre eles, que tocam pinos embutidos no soquete.
Memória Bays
compartimentos de memória são chamados às vezes tomadas ou conectores. Em computadores de mesa , os compartimentos de memória são cerca de 5 centímetros de comprimento, com um entalhe neles para impedir a instalação do tipo de memória errado . Computadores velhos demais para usar qualquer versão da memória Double Data Rate (DDR) tem dois entalhes . Há um clipe em cada extremidade da baía de segurar o módulo de memória no lugar. A maioria das placas-mãe tem dois ou quatro compartimentos .
Chipset
O chipset é um conjunto de chips construídos em uma placa-mãe que permite que todos os componentes da placa-mãe para trabalhar juntos . O " northbridge " de um chipset controla o processador, memória e às vezes uma placa de vídeo. O " southbridge " lida com outros componentes que requerem menos velocidade para operar , como portas para dispositivos externos. Quando uma placa-mãe vem com gráficos embutidos, o chipset inclui um controlador de gráficos que faz tudo o que uma placa de vídeo de outra forma faria.
Slots de expansão
cartões de expansão são instaladas em um dos slots de expansão de um computador desktop. Estas tomadas encontram-se em direção à parte traseira do computador para que os portos do cartão pode picar através da parte traseira do gabinete do computador . Mais comumente, os usuários instalem placas gráficas nesses slots. Motherboards modernas têm um ou mais slots PCI , que variam em velocidade. É importante quando você compra uma placa de expansão para verificar as especificações da placa-mãe para ter certeza o cartão é compatível com um de seus slots.
Unidade Conectores
Até 2005 , a maioria das placas-mãe foram fabricadas com pelo menos uma unidade eletrônica integrado conector (IDE) para uso com um disco rígido ou drive óptico. Conectores da placa-mãe para estes são de forma retangular e usar duas linhas de um total de 40 pinos. Motherboards modernas usam Serial Advanced Technology Attachment ( SATA), que são tomadas as pequenas , retangulares com uma guia em forma de L dentro deles. Muitas placas-mãe incluem um IDE e 2-4 conectores SATA.
Portas
portos são tomadas ou fichas na placa-mãe que permitem aos usuários conectar dispositivos externos para computadores , tais como alto-falantes ou uma câmera. Todas as placas-mãe modernas incluem pelo menos alguns portas de áudio e USB. A maioria inclui uma porta on-board monitor, um conector Ethernet RJ-45 e, talvez, uma porta FireWire IEEE 1394 ou dois.