Ao longo dos anos , a Intel produziu muitos diferentes tipos de soquete Pentium para suas unidades de processamento. A vantagem de sempre lançando novas bases é que ele sempre significou um aumento na velocidade de processamento. No entanto, a desvantagem é que uma nova versão tomada quase sempre exigir a compra de uma nova placa-mãe e processador para suportar esse tipo específico de soquete Pentium . Tomada 5
soquete 5 foi o primeiro tubo introduzido para suportar a corrente principal processadores Pentium segunda geração , e foi concebido para suportar os processadores Intel Pentium no intervalo de 75 a 133 MHz , que , assim como a Pentium OverDrive . Características de um soquete 5 incluem 320 pinos dentro de 5 linhas e uma tensão de 3,3 volts.
Soquete 6
Soquete 6 foi a última tomada projetado para suportar o 486 ( pré- Pentium ) padrão de processador Intel , e era essencialmente uma versão modificada do soquete 3. O soquete 6 tem significativamente menos pinos do que o soquete 5 , tendo apenas 4 linhas de 235 e uma tensão de 3,3 volts.
Soquete 7
soquete 7 foi originalmente criado para suportar os processadores Intel Pentium na faixa de 133-200 MHz , bem como Pentium MMX. Diferentemente da maioria dos soquetes Intel e slots do passado, soquete 7 é compatível com versões anteriores com os mais velhos soquete 5 processadores. A principal característica do soquete 7 era a sua capacidade de fornecer diferentes tensões tanto para a entrada /saída Logic eo núcleo do processador , que realiza a leitura e execução de instruções . Esse recurso é conhecido como tensão dupla avião. Características de um soquete 7 incluem 321 pinos dentro de 5 linhas e uma tensão de 2,5-3,3 volts.
Soquete 8
Soquete 8 foi projetado para suportar o processador Pentium Pro . No entanto , a Intel tomou a decisão de descontinuar o Pentium Pro , resultando na produção mínima de placas-mãe que suportam soquete 8. O Socket 8 tem 5 linhas de 387 pinos, e uma tensão variando de 3,1 ou 3,3 volts .