placas de vídeo modernas , muitas vezes suportar vários shaders de efeito. Esses shaders são o que permitem a placa de vídeo para renderizar efeitos diferentes, como reflexões, superfícies curvas , texturas e luzes brilhantes . Bloom Effect
Quando você vê um céu ou luz brilhante em um jogo de vídeo ou cena 3D renderizados , isso é mais frequentemente do que não um efeito Bloom. Uma placa de vídeo irá processar cópias de um quadro que o jogador está visualizando. O quadro copiado modifica para mostrar apenas as áreas claras da cena. Em seguida, a placa de vídeo reaplica a estrutura modificada ao longo do buffer cena normal.
Quando combinados , o quadro modificado parece turva e brilhante. Este efeito irá interagir com outras partes da cena e muitas vezes aparecem como iluminação suave .
Bloom contra HDR (High Dynamic Range)
desenvolvedores costumam usar Bloom para imitar o efeitos da verdadeira HDR . Bloom é menos estressante para hardware de vídeo do que HDR .
HDR Geral
Fotógrafos e desenvolvedores usam HDR para mostrar maiores detalhes em luzes e sombras em alta resolução imagens . O efeito chega perto de como as imagens ficam em filmes 3D. Muitas placas de vídeo mais recentes e jogos de vídeo suportam ambos os verdadeiros efeitos HDR e Bloom .