módulos de memória de computador vêm em dezenas de tamanhos e configurações , e identificar um módulo em particular pode ser uma tarefa frustrante, mas cada tipo de módulo tem características individuais que podem ajudar na identificação. No início de 2000 , a maioria dos computadores pessoais foram projetados para usar DDR SDRAM ( Double Data Rate Synchronous Dynamic Random Access Memory) , um 184 -pin DIMM (Módulo Dual Inline Memory) . Este módulo pode ser facilmente identificado por seu tamanho eo posicionamento do chanfro na parte inferior . Com um pouco de esforço extra, você também pode identificar a velocidade , tamanho e outras características de cada módulo. Coisas que você precisa
Régua
Show Mais instruções
1
Meça o comprimento do módulo de memória . O comprimento padrão de um DIMM de 184 pinos é de cerca de 5,4 polegadas. A altura normalmente é de 1,4 polegadas, mas alguns fabricantes utilizam diferentes tamanhos.
2
contar o número de entalhes ao longo da parte inferior do módulo que é ligado na tomada . Todos os DIMMs de 184 pinos têm apenas um ponto . Um DIMM de 184 pinos é do mesmo tamanho de um módulo SDRAM de 168 pinos mais velho, mas o módulo de 168 pinos tem dois pontos na parte inferior . Há também um outro módulo de memória de 184 pinos de tamanho similar , o Módulo de Memória Inline Rambus ( RIMM ), que muitas vezes tem um dissipador de calor de metal que cobre os chips de memória. A RIMM podem ser diferenciados pelos dois entalhes na parte inferior perto do meio .
3
Meça a distância da borda do módulo para o entalhe . O entalhe em um DIMM de 184 pinos é de cerca de 2,4 centímetros da borda . Se o encaixe não é de 2,4 centímetros da borda , você pode ter um 240-pin DDR2 ou DDR3 DIMM , que parecem semelhantes a um DIMM de 184 pinos .
4
contar o número de chips de memória em o módulo para determinar se o DIMM tem erro de código de verificação (ECC ) . Os chips de memória estão alinhadas na parte superior do módulo e podem ser , de um lado ou de ambos . A non -ECC DIMM terá chips de memória em múltiplos de oito. Um DIMM ECC terá chips de memória em múltiplos de nove.
5
Procure por um conjunto de chips menores sob os chips de memória para ver se o DIMM é " registrado". Geralmente, haverá três fichas "tampão" em um DIMM registado. Estes são para uso em servidores e outros computadores high-end que utilizam uma grande quantidade de memória , apesar de que eles vão trabalhar em qualquer sistema. A maioria dos computadores domésticos têm apenas dois ou três soquetes DIMM e conter DIMMs " unbuffered " que não precisam de chips extras.
6
Verifique se há uma etiqueta no módulo para encontrar a taxa de dados máxima do DIMM. A etiqueta deve ter um código no formato " PC1600U - 25330 -A . " A primeira parte do código, " PC1600 ", significa que o módulo tem uma taxa máxima de dados de 200 MHz . Uma etiqueta contendo o código " PC2100 " indica uma taxa de 266 MHz , " PC2700 " indica uma taxa de 333 MHz e " PC3200 " indica uma taxa de 400 MHz . O "U" seguindo o código indica um módulo sem buffer , e um "R" indica um módulo registrado.
7
Identificar o tamanho de cada chip de memória e multiplicá-lo pelo número total de chips de memória para encontrar a capacidade de memória DIMM. A maioria dos chips não são rotulados por tamanho , então você provavelmente terá que digitar o número da peça que é impresso no chip em um motor de busca para identificar o fabricante . A maioria dos grandes fabricantes têm folhas de dados em seus sites que indicam o tamanho de um chip de memória pelo número da peça. Se você tem memória ECC com chips em múltiplos de nove, não contam toda nono chips porque eles são utilizados apenas para a verificação de erros .