Intel lançou seu processador Pentium originais , também conhecido como o Pentium 1 , em 22 de março de 1993. O Pentium 1 substituiu o Intel486 como microprocessador tradicional da Intel para aplicações de computação pessoal. Enquanto os processadores Pentium 1 foram projetados especificamente para uso em computadores de mesa , os membros posteriores da família Pentium poderia acomodar laptops e outros dispositivos móveis . Revendo algumas das especificações do Pentium 1 pode ajudar a compreender melhor as capacidades do microprocessador . Velocidade do relógio
A Intel Pentium 1 Processador original poderia operar com uma velocidade de clock de 66 MHz ou 60 MHz ou . Em comparação, a versão atualizada do microprocessador, que a Intel lançou no dia 7 de março de 1994, poderia operar com uma velocidade de clock de 200 MHz e entre 75 MHz . Refere-se a velocidade de relógio a velocidade a que um microprocessador pode gerar um impulso de electrónica , com cada impulso de disparo o desempenho de uma instrução de computação . A velocidade de clock mais alto de um microprocessador , mais rápido que o microprocessador pode completar tarefas. Velocidade
Bus
Bus refere-se à velocidade com que front-side bus de um microprocessador ou FSB pode transmitir dados simultaneamente. Um FSB é a via digital que conecta de um microprocessador com os outros componentes que constituem placa-mãe do computador . Quanto maior a velocidade do barramento de um microprocessador , mais rápido ele pode se comunicar com o resto de um sistema de computador. O original de 1993 Processador Intel Pentium 1 poderia fornecer velocidades de barramento de 66 MHz e 60 MHz, enquanto o Pentium 1 1994 pode fornecer velocidades de barramento de 66 MHz, 60 MHz e 50 MHz .
Processo de Fabricação
Intel fabricou o Intel Pentium 1 Processador original usando um 0,8 mícron , bipolar complementary metal oxide semiconductor ou circuito BiCMOS . Este circuito integra bipolar e transístores CMOS , que permite o Pentium 1 para executar mais rapidamente e com maior capacidade de processamento do que se poderia utilizar um tipo de transistor sobre o outro . A versão mais recente , de 1994, do Pentium 1 também usado BiCMOS tecnologia. No entanto , o tamanho do circuito BiCMOS deste microprocessador era menor, em cada 0,6 ou 0,35 microns , dependendo do modelo específico.
Transistor Contagem
A Intel Pentium 1 processador original tem uma contagem de transistor de 3,1 milhões, enquanto a versão de 1994 tinha uma contagem de transistor de 3,3 milhões. O número de transistores de um microprocessador tem correlação positiva com o quão complexo circuito integrado que é de microprocessador . Um maior grau de complexidade do circuito se traduz em um desempenho de processamento superior.
Armazenamento Specs
tanto o original e 1994 Pentium 1 processadores tinham capacidades de armazenamento de cache de nível 1 de 8kB e capacidade de armazenamento de memória endereçável de 4GB. Também conhecido como o cache principal , o cache L1 é um pequeno, localização integrada de armazenamento que um microprocessador pode usar a loja - e de rápido acesso - os dados comumente acessadas . Armazenar dados em um cache L1 aumenta o tempo de processamento , eliminando a necessidade para o microprocessador para se comunicar diretamente com a memória principal de um computador. Memória endereçável , em vez de fazer cópias de dados reais, como um cache L1, procura por dados na memória principal de um computador e , em seguida, faz cópias de localização desse dados.