? O processador é o componente central de qualquer computador e dispositivo inteligente . É o cérebro que interpreta os bits de informação e calcula os resultados . Intel é o fabricante mais importante de processadores , e um de seus produtos é os processadores Pentium D. Pentium D são por agora ultrapassada , mas você ainda pode ver alguns computadores antigos ostentando seu logotipo. Família
O nome da marca " Pentium D" , na verdade, refere-se a uma família de processadores , em vez de um único modelo. A Intel lançou a linha Pentium D seguinte processadores Pentium 4 , e os dois são a mesma coisa . A principal diferença é que o Pentium D CPUs usam um núcleo duplo , em vez de uma única unidade de processamento . Processadores Pentium D pode ser dividida em duas linhas: os processadores Smithfield original lançado em 2005 e mais tarde , os processadores mais eficientes Presler primeiro lançado no ano seguinte
Dual-Core
< . p> Cada processador Pentium D é construído com dois centrais Prescott " morre", um modelo específico de núcleo de processamento . Eles estão ligados entre si e executar em paralelo , cada um lidar com diferentes tópicos de computação para os processos em execução na máquina. Isso dá uma enorme vantagem para os programas que usavam vários segmentos de atuação , tais como software de computação intensa gráficos ou jogos. Rodando em alta velocidade e eficiência , um processador Pentium D (de qualquer modelo) fica em torno de 3,2 GHz .
Canalização
As matrizes Prescott são baseados em uma arquitetura de CPU chamado " NetBurst ", que tem como objetivo maximizar a velocidade usando pipelining estendida. Conforme os processadores correr, eles estão simplesmente lendo uma série de instruções e executá-los. Cada instrução tem vários estágios. " Pipelining " é a prática de escalonamento desses estágios de execução, por exemplo, executar a primeira parte de uma instrução enquanto executa simultaneamente a última parte da instrução anterior. A CPU NetBurst tem mais de 20 estágios no pipeline.
Dados Caches
A CPU Pentium D tem caches de dados que ele usa para armazenar os programas e variáveis de TI trabalha com como ele executa as instruções. Desde que leva um tempo para o computador para pegar informações de discos rígidos , os caches do processador são usadas para amortecer o processo de carregamento e acelerar as coisas. Cada núcleo da CPU tem dois caches , um cache de nível 16 kB imediatamente acessível , e um cache de nível 1 MB dois que leva apenas mais um momento para ler. A linha Presler aumentou o nível dois de cache para 2 MB.