? Muitas placas-mãe têm um microprocessador integrado que executa o processamento de áudio no lugar de uma placa de som . Placas-mãe com som on-board usar uma variedade de portas projetado para acomodar a entrada e saída de som. As portas mais comuns são o microfone , line-in e portas de saída de linha . Muitas placas-mãe modernas também têm outros tipos de portas de áudio que são projetados para suportar alto-falantes adicionais ou saída de áudio digital. Portas básicas
das três portas básicas oferecidas por todas as placas-mãe com som integrado são o microfone , line-in e portas de saída de linha . Essas portas são compatíveis com os dispositivos de áudio através do conector de áudio de 3,5 mm comum para a maioria dos falantes de mesa e fones de ouvido. A porta do microfone é projetado para aceitar a entrada de microfones que utilizam a porta de áudio de 3,5 mm. Na maioria dos computadores esta porta é codificado cor -de-rosa . O line-in porta é projetado para aceitar a entrada de áudio de outros que o microfone dispositivos. A porta de saída é comumente usado para falantes do computador desktop, mas é compatível com qualquer dispositivo usando o conector de áudio apropriado. A porta de saída é facilmente identificada na maioria dos computadores pelo seu verde código de cores.
Áudio cabeçalhos
Motherboards usar uma série de conectores de áudio conhecido como cabeçalhos que enviam e receber áudio através de portas de áudio secundário na parte frontal do gabinete do computador. Quase todas as placas-mãe têm cabeçalhos de áudio frontal de sistema , no entanto, alguns casos de computador não tem as portas que vão com eles . Os casos que não suportam portas de áudio frontal do lado normalmente têm microfone e fone de ouvido portas , juntamente com várias portas de dados . As portas de áudio frontal de sistema são projetados principalmente para sua conveniência ao usar fones de ouvido com fios curtos. As portas de áudio frontais laterais são idênticas em função do alto-falante e microfone painel portas traseiras. Muitas placas-mãe modernas também incluem um software que permite que você desabilite portas específicas ou reenviá-los para um tipo diferente de saída ou de entrada
portas digitais
A três. portas de áudio básicos transmitir áudio analógico e são compatíveis com a maioria dos falantes de desktop. Alguns falantes high end usar o áudio digital e requerem um tipo diferente de porta . Muitas placas-mãe modernas suportam saída de áudio digital usando uma porta Toshiba ligação . Portas TOSLINK de usar um cabo de fibra óptica para transmissão de dados de áudio. A principal vantagem deste tipo de cabo é que ele é imune a interferências electromagnéticas e pode transmitir som de maior qualidade do que o normal 3,5 milímetros portas de áudio .
Outras Portas
a maioria das placas-mãe suportam um mínimo de seis portas de áudio 3,5 milímetros , incluindo três portas básicas encontradas em todas as placas-mãe com áudio integrado. Essas portas são parte da entrada e saída do painel traseiro localizado na parte traseira do gabinete do computador . Essas portas extras são projetados para suportar alto-falantes adicionais para configurações de som surround e um sub- woofer. Os alto-falantes adicionais são distinguíveis das três portas básicas por seu código de cores. A porta de saída de áudio traseira é normalmente preto, enquanto a porta de sub -woofer é laranja com a cor cinza terceira porta de saída de linha .