A linha GeForce de processadores gráficos representa uma grande família de unidades de processamento gráfico discretos. Há muitas especificações a considerar antes de comprar uma placa de vídeo. Apesar dos nomes semelhantes e número do modelo , os processadores GeForce 295 e GeForce 310 estão em extremos opostos do espectro de processamento e projetado para aplicações muito diferentes . Consumo de energia
Em velocidades de ações, as GeForce 295 corridas em aproximadamente 280 watts . Este é um uso significativo de energia para qualquer dispositivo de computação . Na verdade, o processador de seis núcleos Intel 980X Extreme Edition , processador mais poderoso da Intel no momento da publicação , utiliza menos de metade desse montante em 135 watts. A GeForce 310 usa cerca de 30 watts de energia elétrica e não necessita de conectores de alimentação adicionais. Isso faz com que a GeForce 310 um excelente produto para PCs low-end e PCs home theater .
Scalable Link Interface
A GeForce 310 é uma única solução de vídeo GPU que faz não suporta SLI , que permite a combinação de múltiplas placas gráficas. A GeForce 295 possui dois núcleos de GPU e é tecnicamente duas placas gráficas em um. A GeForce 295 também suporta SLI com outra GeForce 295 dando ao usuário o equivalente a quatro GPUs enquanto apenas usando dois slots PCIe no computador. Esta solução , no entanto, requer uma fonte de alimentação de alta qualidade.
Usa
A GeForce 310 encontra sua maior utilização em aplicações de computação simples, como padrão software de escritório, onde a qualidade do vídeo não é importante. Esta placa gráfica também é útil em aplicações onde HTPC 720p e 1080p vídeos são reproduzidos a partir de um disco rígido. A GeForce 295 é mais útil para aplicações de jogos radicais. Exceto para situações em que há apenas um slot PCIe disponível no computador, é mais vantajoso e rentável para usar duas GPUs discretas com SLI , como a GeForce 285 .
CUDA
Compute Unified Device Architecture é a plataforma de computação placa de vídeo da NVIDIA , que permite o software especializado para ser executado fora da GPU em vez de uma CPU. Certos de codificação de vídeo e cálculos científicos são mais rapidamente executadas em uma GPU , devido à sua facilidade de paralelismo. Em termos de poder de processamento CUDA, a GeForce 295 supera consideravelmente a GeForce 310. Embora a GeForce 310 oferece suporte a CUDA, que é uma das mais fracas placas de vídeo que faz.