? Placas riser , às vezes chamado daughterboards dependendo de seu uso, são encontrados em placas-mãe que são projetados para computadores de fator de forma pequeno . Placas riser são usadas para adicionar slots de expansão para uma placa , mas ao contrário em placas-mãe padrão , as placas de expansão instalar perpendicular à placa . Apenas alguns fatores de forma utilizar placas riser . LPX
Western Digital projetado perfil baixo estendido ( LPX ) placas-mãe , em 1987. Devido ao seu pequeno tamanho, a placa-mãe foi muitas vezes utilizado em computadores desktop slim-line e era popular em toda a década de 1980 e 1990. LPX tinha um grande problema , no entanto : o fator de forma não foi padronizado . Placas riser e outros componentes projetados para uma placa-mãe LPX não iria funcionar com o outro, e, como resultado , as pessoas que tinham comprado um sistema LPX não poderia atualizar ou reparar o computador. O fator de forma LPX inclui 1-2 slots de expansão. Em placas-mãe destinadas para os casos de torre, a placa riser correu perpendicular à placa , mas foi instalado em sua própria prateleira.
NLX
Novo perfil baixo estendida ( NLX ) substituído LPX em meados de 1990 . Intel desenvolveu o formato NLX para melhorar e padronizar o projeto LPX . Como o LPX , NLX foi usado para computadores slim-line, mas ao invés de fabricados para os consumidores, o fator de forma era popular no mercado corporativo em seu lugar. Ao contrário do LPX ea maioria dos outros fatores de forma da placa-mãe , a elevação foi um componente central , a placa-mãe e todos os cabos internos conectados à placa riser . Atualizando e reparar placas-mãe no NLX , como resultado, foi uma tarefa muito mais simples do que era com o LPX , como exigia pouco mais de desconectar o tubo de subida da antiga placa-mãe e colocá-lo em um novo.
< Br >
PicoBTX
Intel lançou o Balanced Technology Extended (BTX ) fator de forma em 2003, com a intenção de substituir a tecnologia avançada estendida, que na época era visto como datado . BTX melhorado em alguns dos problemas que assolaram a ATX - como a má dissipação de calor -, mas o fator de forma nunca pegou muito vapor. PicoBTX é um ramo de BTX ; o fator de forma é projetado para o entretenimento e sistemas móveis. Ao contrário de BTX , o PicoBTX usa uma placa riser para permitir que a placa-mãe para caber em pequenos casos.
Mini -ITX
VIA Technologies desenvolveu Mini -ITX em 2001. Mini -ITX , a meros centímetros 17 centímetros por 17 , é encontrado em equipamentos sem fio, set-top boxes e sistemas de home theater . A Mini -ITX tradicionalmente inclui um slot de expansão que corre perpendicular à placa-mãe , mas em alguns modelos você pode instalar uma placa riser de dois slots para o slot de expansão existente.