Você não pode colocar um chip Intel em uma placa -mãe AMD ou vice -versa por causa de
projetos de soquete diferentes e requisitos de chipset. Aqui está um colapso:
*
Diferenças de soquete: *
conector físico: O soquete da CPU é a interface física em que o processador se conecta à placa -mãe. Os processadores Intel e AMD usam projetos de soquete diferentes com arranjos de pinos variados. Uma CPU da Intel simplesmente não se encaixa fisicamente em um soquete AMD e vice -versa. Pense nisso como tentar conectar um cabo USB-A em uma porta USB-C.
*
Compatibilidade do chipset: *
Infraestrutura de suporte: Mesmo que você pudesse forçar fisicamente uma CPU no soquete errado (que você não pode e não deve tentar!), O chipset na placa -mãe foi projetado para trabalhar com uma arquitetura de processador específica. O chipset lida com a comunicação entre a CPU, RAM, armazenamento e outros componentes. Os chipsets Intel são projetados para funcionar com CPUs Intel e os chipsets AMD são projetados para trabalhar com as CPUs da AMD. O uso do chipset errado resultaria que o sistema não funcionasse, ou pior, potencialmente danificando os componentes.
Em suma, é uma questão de incompatibilidade física (a CPU não se encaixa) e incompatibilidade elétrica/arquitetônica (o chipset não saberia como se comunicar com a CPU).