Os cartões PC (também conhecidos como cartões PCMCIA) e outros meios de armazenamento em miniatura são em grande parte obsoletos, substituídos por tecnologias mais modernas, como unidades flash USB e cartões SD. No entanto, entender seu uso pode ser útil para trabalhar com equipamentos mais antigos. Vamos dividir o uso deles:
PC Cards (PCMCIA): As placas de PC eram um padrão para adicionar periféricos a laptops, incluindo armazenamento, adaptadores de rede e modems. Eles vieram em vários tipos (tipo I, II e III, diferentes em espessura) e foram inseridos em slots do lado do laptop.
*
Inserção: As placas para PC foram inseridas em seus slots com os contatos de ouro voltados para baixo e empurrados até que eles cliquem no lugar.
* Remoção
: Uma pequena trava de liberação ou botão (dependendo do modelo de laptop) teve que ser envolvido antes que o cartão pudesse ser removido com segurança. Puxá -los à força pode danificar o cartão e o slot do laptop.
*
Drivers: Como qualquer periférico, os cartões PC geralmente exigiam que os drivers específicos funcionassem corretamente. Esses drivers eram geralmente instalados a partir de um disquete ou CD-ROM que acompanha o cartão. O Windows costumava detectar o novo hardware e solicitar a instalação do driver.
*
Tipos: Embora os cartões PC possam manter o armazenamento, seu uso primário estendido além do armazenamento, incluindo redes e modems. As placas de armazenamento do PC mantinham quantidades relativamente pequenas de dados pelos padrões atuais.
Outros meios de armazenamento em miniatura (principalmente obsoletos): Vários outros formatos de armazenamento em miniatura existiam, mas a maioria agora está praticamente extinta:
*
compactflash (cf): Estes foram e ainda são usados em algumas câmeras profissionais e aplicações industriais. Eles são um pouco maiores que os cartões SD e têm maior durabilidade, tornando -os adequados para condições adversas. A inserção geralmente é direta, em um slot designado, geralmente exigindo uma pequena trava para liberar a carta.
*
SmartMedia (SM): Cartões muito pequenos, agora em grande parte obsoletos. Eles foram usados principalmente nas primeiras câmeras digitais.
*
Memory Stick (Sony): O formato proprietário da Sony, também é mais obsoleto, uma vez popular em seus eletrônicos.
*
XD Picture Card: Outro formato eliminou amplamente, usado principalmente por câmeras mais antigas do Olimpo e Fujifilm.
análogos modernos e práticas recomendadas (foco em cartões SD e USB): Hoje,
cartões SD e
unidades flash USB dominar o armazenamento portátil. Veja como usá -los:
* Cartões SD: Eles deslizam para os slots de cartão SD em vários dispositivos (câmeras, computadores, tablets). A maioria dos slots de cartão SD usa um mecanismo de mola para manter o cartão no lugar. Empurre suavemente o cartão até que ele clique no lugar. Para remover, empurre suavemente o cartão até que ele seja lançado.
*
unidades flash USB: Eles simplesmente se conectam a uma porta USB. Eles geralmente são detectados automaticamente pelo sistema operacional.
Melhores práticas gerais para todos os meios de armazenamento: *
Remoção segura: Sempre use a função "Remover hardware" do sistema operacional "(ou o equivalente) antes de remover fisicamente qualquer dispositivo de armazenamento, especialmente se estiver escrevendo ativamente dados. Isso impede a corrupção de dados.
*
Manuseio: Lidar com toda a mídia de armazenamento com cuidado. Evite tocar nos contatos de ouro.
*
armazenamento: Mantenha sua mídia de armazenamento em um local seguro e seco, longe de temperaturas e ímãs extremos.
*
Backup de dados: Backup regularmente dados importantes para vários locais para evitar a perda de dados.
Em resumo, enquanto as placas para PC e muitos outros formatos de armazenamento em miniatura são relíquias do passado, entender seu uso básico ajuda a apreciar a evolução da tecnologia de armazenamento. Concentre -se em aprender o manuseio e o uso adequados de alternativas modernas, como cartões SD e unidades flash USB para aplicações atuais.