Se a placa -mãe * não existia * (em oposição à existência, o que atualmente faz na maioria dos computadores), os computadores modernos como os conhecemos seriam impossíveis. A placa -mãe é a placa de circuito impressa central (PCB) que conecta todos os componentes cruciais de um sistema de computador. Sem ele, não haveria como:
*
Conecte os dispositivos de CPU, RAM e armazenamento: Estes são componentes fundamentais, e a placa -mãe fornece os caminhos (ônibus) e conexões de energia para que eles se comuniquem e funcionem juntos. Sem essas conexões, o sistema não inicializava, muito menos executa quaisquer tarefas.
*
Forneça poder aos componentes: A placa -mãe gerencia a fonte de alimentação a todos os componentes individuais. Sem ele, os componentes não receberiam a eletricidade necessária para operar.
*
facilitar a comunicação entre os componentes: A placa -mãe atua como o centro de comunicação central. Os dados precisam fluir entre a CPU, RAM, placa gráfica e armazenamento; A placa -mãe fornece a infraestrutura para esta comunicação.
* Interface
com periféricos: Teclados, ratos, monitores e outros periféricos se conectam à placa -mãe. Sem ele, não haveria como interagir com o computador.
Em suma, sem uma placa -mãe, não haveria computador funcional. É a base essencial sobre a qual todo o sistema é construído. Você pode imaginar componentes individuais que trabalham isoladamente, mas um computador, exigindo integração e comunicação desses componentes, seria impossível.