Antes que uma placa-mãe possa aproveitar a memória de canal triplo,
A CPU deve suportar acesso à memória de canal triplo e o número correto e o tipo de bastões de RAM devem ser instalados. Especificamente:
*
Suporte da CPU: O próprio processador precisa ser projetado para suportar a memória de canal triplo. Nem todas as CPUs fazem. Muitas CPUs modernas utilizam memória de canal duplo. As CPUs mais antigas podem ter usado canal único. Verifique as especificações da sua CPU.
*
Configuração correta da RAM: Para usar canal triplo, você deve instalar três DIMMs idênticos (módulos de memória em linha dupla) nos slots corretos designados pelo manual da placa-mãe para operação de canal triplo. O uso de apenas dois ou quatro varas geralmente é o padrão no modo de canal duplo, mesmo que a CPU e a placa-mãe suportem canais triplos. Os bastões de RAM devem ter a mesma capacidade, velocidade e horários (latência). A mistura de palitos pode impedir que o canal triplo funcione corretamente, às vezes até resultando em instabilidade do sistema ou falha na inicialização.
Se alguma dessas condições não for atendida, o sistema provavelmente operará no modo de canal único ou de dupla, mesmo que a placa-mãe * tenha * os slots físicos para canal triplo. Os ganhos de desempenho de canal triplo serão perdidos.