As placas-mãe sem legado, também conhecidas como placas-mãe "apenas UEFI", omitem as portas associadas a tecnologias mais antigas que não são compatíveis com a nova interface de firmware extensível (UEFI) mais recente. Essas portas normalmente incluem:
*
PS/2 portas: Essas portas foram usadas para conectar teclados e ratos PS/2 mais antigos. Eles agora estão em grande parte obsoletos com o advento do USB.
*
portas paralelas: Essas portas foram usadas principalmente para conectar impressoras. Agora eles são quase totalmente substituídos pela USB ou pela impressão de rede.
*
portas seriais: Essas portas foram usadas para conectar modems mais antigos, ratos e outros periféricos. Eles agora estão em grande parte obsoletos com a ampla adoção do USB.
*
conectores de acionamento de disquete biográfico legado: Esses conectores foram usados para conectar unidades de disquete, que agora estão quase extintas.
Embora essas portas não sejam mais comuns, algumas placas-mãe sem legado ainda podem manter certos recursos herdados para a compatibilidade com versões anteriores. É importante verificar as especificações específicas de uma placa -mãe antes de fazer uma compra.