Chipsets na placa-mãe de um computador existem grupos de circuitos integrados que gerenciam e controlam o fluxo de dados entre os diferentes componentes do computador. Eles fornecem os caminhos de comunicação e controle entre o processador, a memória, o armazenamento e os dispositivos de entrada/saída. Aqui estão alguns chipsets comuns encontrados em placas-mãe de computadores:
1.
Chipset Northbridge (também chamado de Memory Controller Hub ou MCH): - Gerencia transferências de dados em alta velocidade entre o processador e a memória.
- Controla o acesso à placa gráfica e aos gráficos integrados, se presentes.
- Às vezes inclui o controlador de memória, que cuida da comunicação com a RAM.
2.
Chipset Southbridge (também chamado de Hub Controlador de Entrada/Saída ou ICH): - Lida com transferências de dados mais lentas e comunicação com dispositivos periféricos.
- Inclui controladores para dispositivos de armazenamento (como discos rígidos e SSDs), portas USB, conexões de rede, áudio e outras funções de entrada/saída.
- Fornece controle e gerenciamento de baixo nível de dispositivos de hardware.
3.
Hub controlador de plataforma (PCH): - Encontrado em alguns chipsets modernos, o PCH integra as funções dos chipsets ponte norte e ponte sul.
- Consolida transferências de dados em alta velocidade, controle de dispositivos periféricos e configuração do sistema.
- Fornece melhor desempenho e reduz a latência de comunicação.
4.
Super Chip de E/S: - Chip menor responsável por lidar com funções básicas de entrada/saída, como teclado, mouse, portas seriais e dispositivos legados.
Exemplos de chipsets comuns: 1.
Chipsets Intel: - Os chipsets da Intel são comumente encontrados em placas-mãe de processadores Intel. Os exemplos incluem chipsets Intel série Z, série H e série B.
2.
Chipsets AMD: - Os chipsets AMD são projetados para placas-mãe que suportam processadores AMD. Os exemplos incluem chipsets AMD série X, série B e série A.
3.
Chipsets Qualcomm (para dispositivos móveis): - Os chipsets da Qualcomm são usados em placas-mãe de smartphones e tablets. Os exemplos incluem chipsets Qualcomm Snapdragon.
A escolha do chipset depende de fatores como compatibilidade com o processador, recursos desejados e requisitos de desempenho do computador.