Os componentes de uma placa-mãe de microcomputador incluem:
-
Unidade Central de Processamento (CPU) :A CPU é o cérebro do computador e controla todas as suas operações. Ele executa instruções de programas de software e realiza cálculos e outras operações.
-
Memória :A memória armazena as instruções e dados que estão sendo processados pela CPU. Pode ser uma memória volátil, que perde seu conteúdo quando a energia é desligada, ou uma memória não volátil, que retém seu conteúdo mesmo quando a energia é desligada.
-
Portas de entrada/saída (E/S) :as portas de E/S permitem que o computador se comunique com dispositivos externos, como teclados, mouses, impressoras e dispositivos de armazenamento.
-
Slots de expansão :os slots de expansão permitem adicionar componentes de hardware adicionais ao computador, como placas gráficas, placas de som e placas de rede.
-
Fonte de alimentação :A fonte de alimentação fornece a energia elétrica necessária para operar o computador.
-
BIOS (sistema básico de entrada/saída) :O BIOS é um pequeno programa armazenado na placa-mãe que inicializa os componentes de hardware do computador e carrega o sistema operacional.
-
Memória CMOS (Semicondutor de óxido metálico complementar) :A memória CMOS armazena as definições de configuração do computador, como data e hora.
-
Relógio :O relógio fornece um sinal de temporização consistente aos componentes do computador.
-
Chips Northbridge e Southbridge :Os chips Northbridge e Southbridge são dois importantes circuitos integrados na placa-mãe que controlam a comunicação entre a CPU, a memória e outros componentes.
-
Fator de forma :O formato refere-se às dimensões físicas e ao layout da placa-mãe. Os fatores de forma comuns incluem ATX, microATX e mini-ITX.
Estes são apenas alguns dos componentes básicos de uma placa-mãe de microcomputador. Dependendo da placa-mãe específica, pode haver outros componentes ou recursos adicionais incluídos.