Os tipos mais recentes de placas-mãe incluem:
1. ATX (Tecnologia Avançada Estendida):ATX é o formato de placa-mãe mais comum. Foi introduzido no início da década de 1990 e se tornou o padrão para a maioria dos desktops. As placas-mãe ATX normalmente têm formato retangular e medem aproximadamente 12 por 9 polegadas.
2. microATX (uATX):microATX é uma versão menor da placa-mãe ATX. Foi introduzido no final da década de 1990 como uma solução para a construção de PCs menores e mais compactos. As placas-mãe microATX normalmente medem aproximadamente 9,6 polegadas por 9,6 polegadas.
3. ATX estendido (EATX):EATX é uma versão maior da placa-mãe ATX. Foi introduzido no início dos anos 2000 para uso em PCs e estações de trabalho de última geração. As placas-mãe EATX normalmente medem aproximadamente 13,6 polegadas por 10,2 polegadas.
4. Mini-ITX:Mini-ITX é o menor dos formatos comuns de placas-mãe. Foi introduzido no início dos anos 2000 para uso em PCs de fator de forma pequeno (SFF) e sistemas embarcados. As placas-mãe Mini-ITX normalmente medem aproximadamente 6,7 polegadas por 6,7 polegadas.
5. DTX:DTX é um formato de placa-mãe introduzido pela AMD em 2007. É semelhante ao formato microATX, mas possui um layout de orifício de montagem diferente. As placas-mãe DTX são normalmente usadas em PCs de formato pequeno.
6. CEB (Compact Electronics Bay):CEB é um formato de placa-mãe introduzido pela Intel em 2011. É um formato de alta densidade projetado para uso em servidores, estações de trabalho e outros sistemas de computação de alto desempenho. As placas-mãe CEB normalmente medem aproximadamente 13 por 13 polegadas.
Esses são apenas alguns dos formatos mais comuns de placas-mãe. Existem também vários outros fatores de forma menos comuns, como os fatores de forma LPX, WTX e BTX.