? O uso de raios-X é comum e difundido em vários campos. Estes feixes de alta potência de luz nos fornecer imagens que de outra forma iriam invisível a olho nu . Este artigo irá abordar como os raios -X são capazes de ver através de materiais e fornecer-nos com uma outra visão do mundo que nos rodeia. Características
O nome " raio- X" é uma versão abreviada de " radiação X ", que é o que os raios X são: a forma de radiação . Eles contêm as mesmas partículas electromagnéticos como um feixe de luz . A diferença é que, enquanto as ondas de luz regulares viajar em comprimentos de onda longos , ondas de raios- X são curtas. Há tamanho varia entre 10-0,01 nanómetros , tornando invisíveis para o olho humano . Esta propriedade de comprimento de onda curto é o que lhes permite passar através de diferentes tipos de matéria . Este tipo de comprimento de onda é produzido usando um tipo especial de tubo de vácuo . Os electrões são energizados e acelerado através do tubo . No interior do tubo é uma parte carregada positivamente de metal chamado um cátodo . Quando os electrões colidem com o cátodo , eles libertam energia na forma de radiação X . Curiosamente, o "X " significa " desconhecido", e manteve-se como tal, desde que foi descoberto pela primeira vez .
História
O raio- X foi descoberto pela primeira vez em 1895 por Wilhelm Conrad Röntgen , um cientista alemão. Röntgen estava fazendo experimentos com imagens com um tubo de vácuo e um gerador de raios catódicos ( feixe de elétrons de hoje). Ele notou uma imagem estava sendo gerado a partir de um lugar que não estava dentro de campo do feixe de contato. Röntgen logo percebeu que a imagem foi vindo de um lugar no interior do tubo de vácuo. Ele chegou à conclusão de que os raios foram capazes de penetrar diferentes tipos de matéria. Para confirmar isso, ele brilhou o raio na mão da esposa. A imagem revela os ossos de sua mão , e que cercam impressões carne . Mão da esposa de Röntgen foi o primeiro raio -X já tomadas. A imagem revelou que diferentes tipos de matéria absorver feixes de elétrons em diferentes quantidades.
Função
A maneira elétrons se comportam dentro destas ondas de luz de alta freqüência representa como máquinas de raios- X são capazes de fotografar coisas que nossos olhos não podem ver. Quando os elétrons que estão em um estado muito agitado mudar de posição dentro das órbitas de seus átomos . Toda vez que um elétron muda de posição , uma troca de energia acontece. Estas trocas de energia produzir o que são chamadas de fótons - pequenos pacotes de excesso de energia que aparecem na forma de luz
A alta intensidade desses pacotes de energia é o que lhes permite passar através da pele , músculos e ossos. . A freqüência com que a luz é definido irá determinar o que é visível eo que não é . O que acontece é que nossos corpos absorvem esses raios -X , assim como nossos corpos absorvem a luz regular. Mesmo para objetos que são visíveis ao olho humano , o que estamos vendo são as ondas de luz que saltam fora dela , e não o objeto em si. Assim, o tipo de luz que vemos por determina o que somos capazes de ver .
Significado
raios-X são usados para uma variedade de propósitos. A sua capacidade para passar através de materiais faz com que seja possível ver o que se encontra por baixo da superfície . Eles são usados em ambientes industriais para detectar fraturas por estresse em edifícios e máquinas. No campo da medicina , os raios -X são usadas para examinar a estrutura do osso , fracturas ósseas e anormalidades nos tecidos moles , bem como detectar a presença de tumores . Dependendo do formato do corpo está sob exame , muitas vezes, um agente de contraste será injetado ou ingerido para aumentar ainda mais a imagem projetada por um raio- X . Um outro uso comum de raios-X está na exibição de aeroporto , onde um raio scanner é atropelado bagagens e passageiros para detectar a presença de armas ou bombas.
Considerações
a capacidade de raios-X para passar através do corpo permite que as partículas de fótons para mover através dos tecidos , sangue e ossos. Isto significa que os materiais do corpo são realmente absorvendo os raios no processo . Prolongada , ou a exposição repetida aos raios-X pode resultar em danos às células. Na maioria dos casos , este dano pode ser reparado , no entanto é possível dano permanente . Mutação celular também é possível em caso de exposição prolongada ou repetida. Quando isso acontece, as células e os que o rodeiam podem se tornar cancerosas .