A mais antiga referência conhecida à " computador pessoal " foi feito pelo criador do computador ENIAC John W. Mauchly , numa reunião de 1962 do Instituto Americano de Engenheiros Industriais. A revolução do computador pessoal tornou-se uma realidade em 1970. Uma explosão de novas tecnologias inaugurou a Era da Informação , que se expandiu para além do computador pessoal em smartphones , videogames e da Internet. Os Primeiros Anos
Até a década de 1960 , os computadores eram máquinas imensas que facilmente preenchidos um quarto. Os computadores eram lentos , às vezes exigindo dias para processar a informação .
Em meados da década de 1960 , novo transistor e tecnologia de memória de núcleo magnético , levou ao desenvolvimento de minicomputadores . Aproximadamente do tamanho de um refrigerador doméstico e custa apenas $ 18.000, o primeiro minicomputador comercialmente bem-sucedido foi o de 12 bits PDP -8 , fabricado pela Digital Equipment Corporation.
Microcomputadores
o primeiro microprocessador utilizável foi o Intel 4004 , lançado em 1971. Durante o início da década de 1970, foram desenvolvidos dezenas de protótipos de microcomputadores , mas eram caros e limitados em suas aplicações.
O primeiro sistema tudo-em- um computador pessoal foi o Sol -20 , lançado em 1975. Ao preço de $ 2,100 , o sistema inclui todos os componentes necessários , incluindo um monitor , em uma caixa . Apesar de apenas 10.000 unidades foram vendidas , o Sol -20 preparou o terreno para a revolução do computador pessoal.
Computador Guerras
O Apple II , Commodore PET e Tandy TRS-80 foram liberados em 1977. Com preços razoáveis e de fácil utilização, o trio despertou as "guerras de computador em casa . "
Em 1982, Commodore substituiu seu popular VIC- 20 com o Commodore 64, com gráficos de última geração e som. Por US $ 595, o Commodore 64 se tornou o computador mais vendido de todos os tempos.
Guerras de preços em curso , falta de software de terceiros e saturação do mercado logo causou uma queda do mercado . Só Atari e Commodore sobreviveram , tanto financeiramente aleijado.
IBM PC e Apple Macintosh
$ 3,005 , de 1981 IBM PC era popular com as empresas , mas não no mercado doméstico . Após o acidente , a IBM introduziu o PC de menor preço /AT , capaz de casa e aplicativos de negócios.
Introduzido em 1983, o Apple Lisa foi o primeiro computador pessoal comercializado em massa com uma interface gráfica do usuário, mas em 10 mil dólares americanos , foi um preço muito alto . Muitos recursos foram transferidos para a nova linha Apple Macintosh. A $ 2.495 Macintosh foi um pioneiro da editoração eletrônica.
O Apple Macintosh usaram uma nova arquitetura chamada PowerPC e não podia compartilhar software com computadores. Mais caro do que o PC e mais poderoso em áreas como gráficos e som , o Macintosh desenvolvido um público fiel.
PC
Clones
em meados da década de 1980, reversa engenharia e falha da IBM para garantir uma licença exclusiva com a Microsoft dOS levou a um novo mercado de clones de PC. A engenharia reversa é o processo de tomar algo à parte (neste caso , um IBM PC ) e descobrir como ele funciona, e , em seguida, criar algo novo que funciona da mesma maneira. Compaq foi o primeiro , em 1986.
Normalmente custa pouco menos de US $ 1.000, clones de PC rapidamente dominou o mercado . O lançamento do 1990 Microsoft Windows 3.0 clones de PC permitidos para competir cabeça a cabeça com Macintosh e com alto custo do Commodore Amiga em , experiência gráfica orientado user-friendly.
Final dos anos 1990 e 2000 Primeiros < br >
Commodore e Atari , as últimas fabricantes de especialidades, dobradas , em meados da década de 1990. A Apple estava quase falido quando o fundador Steve Jobs retornou à empresa em 1997. O Power Mac e iMac restaurada a Apple a rentabilidade , mas a partir de 2009 , os clones de PC continuam a dominar .
Laptops e, posteriormente, netbooks tornou-se acessível no início de 2000 , devido à nova tecnologia. Conectividade constante é fundamental na vida moderna, com aplicações de computação disponíveis em telefones inteligentes e dispositivos portáteis.