marca de processador Pentium da Intel está entre os processadores de computador mais emblemáticos de todos os tempos . Os processadores mudaram drasticamente ao longo do tempo . Houve Pentiums que foram bem sucedidos e alguns que foram fracassos , mas a Intel continuou apoiando seus processadores Pentium através de ambos os bons e maus momentos . Origem
O processador Pentium originais chegou em 1993. Era uma extensão de 80486 a arquitetura da Intel , mas contou com inúmeras atualizações . Foi lançado a pouca concorrência e deu Intel um fácil de lembrar o nome da marca que pode ser associado com seus processadores .
Pentium Nome
Intel decidiu sobre o nome Pentium depois tendo problemas trademarking a próxima progressão numérica do sucessor de Intel para a linha 486, que teria sido 586. A palavra Pente significa cinco em grego, que foi combinado com o sufixo latino -io para criar um nome memorável.
Pentium II & III Cartuchos processador
Intel reforçou a marca Pentium , em 1997, com o Pentium II , que concorreu com os novos processadores Athlon da Advanced Micro dispositivo. O Pentium II é algo único entre os processadores , pois não se encaixam em um soquete do processador . Processadores Pentium II em vez veio em um cartucho, que foi inserida numa ranhura da placa-mãe à semelhança do que é utilizado por placas de vídeo de hoje . A primeira processadores Pentium III também veio em um cartucho , mas modelos mais recentes não.
Pentium 4 de velocidade e Insuficiência
O Pentium 4, lançado em 2000 , foi um grande erro e, eventualmente, resultou em um hiato temporário da marca Pentium . Os processadores Pentium 4 tinha as velocidades de clock mais alto de qualquer processadores de consumo, um título que o Pentium 4 possui até hoje. No entanto, eles eram ineficientes e produziu muito calor , tornando-se pouco atraente em comparação com os processadores da AMD . Isto resultou em Intel substituir o Pentium 4 com uma nova marca de processador chamado Core.
Primeiro Dual Core
O Pentium 4 Extreme Edition 840 foi o primeiro dual core consumidor processador já produziu. Ele chegou em 2005, apenas alguns meses antes de a AMD lançou a sua própria dual core . Poucos destes processadores foram feitas, no entanto, como Intel mudou para arquitetura Core e começou a produzir processadores Core Duo , em 2006.
Modern Pentium
Pentium não são mais uma arquitetura única como eram no passado, mas a Intel ainda usa a marca Pentium para processadores do mercado . A marca Pentium agora comercializa processadores que são alternativas orçamento para produtos mais rápidos da Intel Core marca.