? Em 1981 , a IBM selecionado microprocessador 8088 da Intel como o chip que serviria como a unidade de processamento central (CPU) da IBM /XT. A XT em sua configuração básica ostentava 512K de memória RAM, um drive de disquete de solteiro e um monitor monocromático . Foi o primeiro computador IBM construído principalmente para uso pessoal. A decisão da Intel para nomear seu Pentium chip de quinta geração foi um resultado direto da popularidade do 8088 e iterações subseqüentes da arquitetura Intel. Decisão História
da IBM para licenciar a tecnologia de seu computador pessoal plataforma (PC) para os fabricantes fora criado um mercado rentável para PC " clones ". Ao contrário de seu principal concorrente PC Apple, IBM permitido e até incentivado empresas externas para desenvolver hardware para uso com a sua plataforma de computação . Logo fabricantes estavam produzindo placas de expansão , periféricos e placas de vídeo. Apple, cujo CPU foi fabricado pela Motorola , se recusou a licenciar sua tecnologia para fontes externas.
Competição
Em 1991, a Advanced Micro Devices (AMD) introduziu um PC- CPU compatível com base na arquitetura 80x86 da Intel. O chip foi rotulado Am386 . Ele foi projetado para competir com 80386 CPU da Intel. Melhorias no design de chips por ambas as empresas levou ao lançamento da CPU 80486 da Intel e do lançamento do Am486 pela AMD.
Contencioso
Intel arquivado ação contra AMD por violação de marca para uso da AMD de " 386 " para a sua designação CPU. Em 1991 , o juiz do Distrito Federal William A. Ingram emitiu uma decisão que a AMD não cometeu infração de marca registrada , porque " 386 " era um termo genérico aplicado a CPUs Intel e não podia marca uma designação número para um chip.
Alterar nome
Intel contratou a empresa Lexicon branding 1992, para criar uma marca para próxima CPU. No esquema de numeração anterior , este teria sido o chip 80586 . A Intel lançou o processador Pentium em 1993. Penta é grego para cinco. Intel abandonou o esquema de numeração para as denominações de CPU por completo. As gerações subseqüentes de CPU incluíram Centrino , Itanium e Xeon .