? O processador Intel Pentium 4 é uma unidade de processamento central que fabricante de semicondutores Intel Corp produzido a partir de novembro de 2000 a agosto de 2008. É a quarta iteração do Pentium , que era a principal marca da Intel de processadores . Este ciclo de produção do Pentium recebeu os conjuntos de instruções de segunda e terceira geração de streaming SIMD ( Single Instruction , Multiple Data ) Extensões. Descrição Geral
Intel fez o Pentium 4 para aplicação em PCs desktop e laptop. Os mais usados com os últimos são designados como móvel Pentium 4 ou Pentium 4 -M para fins de diferenciação. A maioria dos 4 processadores Intel Premium são chips de um único núcleo , o que significa que eles têm uma única unidade de processamento . A Intel Pentium 4 marcou a introdução da tecnologia Hyper-Threading da Intel , que estreou em 2003, para melhorar as capacidades de multitarefa do CPU.
Pentium D
Em 2005, estreou Intel uma divisão complementar para o Pentium 4 chamado o Pentium D, que tem dois núcleos . Embora o núcleo adicional trouxe maior poder de processamento , e eles geralmente tinham maior velocidade de processamento , os chips Pentium D não foram tão eficientes em termos energéticos . Por exemplo, o Pentium D subdivisão de nível superior , o Extreme Edition , consome tanto como 130 watts, enquanto vários Pentium 4 chips estão dentro de uma faixa de 90 -W 20 a .
< Br > Especificações
Por toda a sua vida útil de produção, o Intel Pentium 4 resultou em uma faixa de velocidade de processamento de 1,3 GHz a 3,8 GHz . As velocidades de barramento frontal de sistema - as taxas a que a CPU realiza transferência de dados com a placa-mãe - são 400 MHz, 533 MHz , 800 MHz e 1.066 MHz . O tamanho do processador Pentium 4 varia de acordo com o momento do lançamento. Intel utilizado no processo de fabricação de 180 nanômetros nas primeiras fichas ; . Até o final de seu ciclo de produção , a Intel tinha seguido com a 130 nm , 90 nm e 65 nm processos
De Pentium de núcleo
o processador Intel Pentium 4 é significativo por ser o último ciclo de produção da marca para servir como nível premier da Intel de processadores . Em janeiro de 2006 , a Intel lançou o Core, que se tornou a principal marca da empresa até o final do ano. Assim, os Pentium 4 chips - e as futuras gerações do Pentium - foram relegados ao status de gama média. Em maio de 2011, a marca Pentium é simplesmente o nome Pentium , sem números que representam sua geração de produção .