Não é inerentemente * ruim * mover computadores em execução, mas é arriscado e pode levar a problemas. O risco depende de vários fatores:
*
tipo de computador: Os laptops são geralmente mais tolerantes ao movimento do que os desktops, especialmente os desktops da torre. Os laptops são projetados para serem portáteis.
*
como é movido: Carregar suavemente um laptop é muito menos arriscado do que empolgar aproximadamente uma torre de desktop.
*
O que está em execução: Mover um computador enquanto ele executa uma operação crítica (como escrever em um disco rígido, instalar software ou processar arquivos grandes) é muito mais arriscado do que movê -lo enquanto estiver ocioso. A corrupção de dados ou falhas do sistema são possíveis.
*
Tipo de disco rígido: As unidades de disco rígido tradicionais (HDDs) são muito mais suscetíveis a danos causados pelo movimento do que as unidades de estado sólido (SSDs). Os SSDs são muito mais robustos.
Problemas em potencial: *
Corrupção de dados: Os movimentos repentinos podem interromper as operações de gravação de disco, levando a arquivos corrompidos ou até a um sistema operacional danificado.
*
Falha no disco rígido: As cabeças de leitura/gravação em HDDs podem ser danificadas por movimentos estridentes.
*
dano ao componente: Componentes internos soltos podem ser desalojados, levando a mau funcionamento.
*
superaquecimento: Bloquear a ventilação durante o movimento pode causar superaquecimento, componentes potencialmente prejudiciais.
Melhor prática: Sempre desligue o computador antes de movê -lo, a menos que seja um laptop e você esteja movendo -o cuidadosamente a uma curta distância. Mesmo com laptops, evite movimentos drásticos. Se você precisar mover um computador em execução, faça -o com muita gentileza e lentamente.
Em suma, embora possa parecer * bom mover um computador em execução às vezes, o potencial de dano é significativo o suficiente para que seja melhor evitá -lo. O tempo economizado por não desligar raramente vale o risco de perda de dados ou dano de hardware.