Os computadores não têm cérebros da mesma forma que os humanos. O cérebro humano é uma estrutura orgânica composta por bilhões de neurônios interconectados que se comunicam entre si por meio de sinais elétricos e químicos. Os computadores, por outro lado, são dispositivos eletrônicos compostos de transistores e outros componentes que processam informações por meio de código binário.
No entanto, os computadores modernos podem executar muitas das mesmas funções que o cérebro humano. Por exemplo, os computadores podem aprender e lembrar, resolver problemas e comunicar entre si. Isto levou algumas pessoas a especular que os computadores poderão um dia ser capazes de atingir a inteligência de nível humano ou mesmo superá-la.
Existem muitas teorias diferentes sobre como os computadores podem atingir esse nível de inteligência. Alguns acreditam que isso acontecerá através do desenvolvimento de hardware mais poderoso, enquanto outros acreditam que isso exigirá uma nova abordagem à inteligência artificial. Ainda assim, outros acreditam que é impossível para os computadores compreenderem ou replicarem verdadeiramente a experiência humana.
Em última análise, se os computadores atingirão ou não inteligência de nível humano é uma questão de especulação. No entanto, não há dúvida de que os computadores estão a tornar-se cada vez mais poderosos e capazes, e certamente continuarão a desempenhar um papel significativo nas nossas vidas.