Expandir ou diminuir o tamanho do disco de uma máquina virtual QEMU/KVM é um requisito bastante comum. Se você não tiver espaço suficiente em seu disco virtual, você pode querer estender sua capacidade; vice-versa, você pode reduzir seu tamanho para economizar espaço de armazenamento.
Neste tutorial, explicarei como expandir ou diminuir o tamanho do disco de uma máquina virtual QEMU/KVM. Usaremos o utilitário `qemu-img` para realizar as operações de redimensionamento do disco.
Pré-requisitos
* Uma máquina virtual QEMU/KVM
* Privilégios root/superusuário nas máquinas host e convidada
Expandir um disco virtual
Etapa 1 :desligue sua máquina virtual.
Etapa 2: Use o comando de redimensionamento `qemu-img` para expandir o disco virtual. O comando a seguir expande a imagem do disco virtual localizada em `/path/to/vm-disk.img` para 20 GB:
```bash
redimensionar qemu-img /caminho/para/vm-disk.img +20G
```
Etapa 3: Inicie a máquina virtual. O sistema operacional convidado detectará e usará automaticamente o espaço adicional.
Reduzindo um disco virtual
Etapa 1 :desligue sua máquina virtual.
Etapa 2 :Use `qemu-img` para reduzir o disco virtual:
```bash
redimensionar qemu-img /caminho/para/vm-disk.img 10G
```
*Observação:* Se você estiver reduzindo uma imagem de disco usada por uma máquina virtual com snapshots ou outros arquivos dependentes, poderá encontrar erros ao tentar iniciar a VM. Para evitar isso, você pode remover temporariamente quaisquer instantâneos ou arquivos dependentes antes de redimensionar o disco e adicioná-los novamente após a conclusão do redimensionamento.
Etapa 3: Inicie a máquina virtual. Quaisquer dados localizados além do novo tamanho do disco virtual ficarão inacessíveis para o sistema operacional convidado, mas você pode usar ferramentas de gerenciamento de disco no sistema operacional convidado para reduzir as partições e/ou sistemas de arquivos para recuperar o espaço não utilizado.