A eletrônica de imersão em qualquer líquido, mesmo brevemente, é quase sempre desastrosa. Aqui está um colapso do que acontece e o que fazer:
O que acontece quando você absorve os eletrônicos: *
Circuitos curtos: A água (ou outros líquidos) é condutora. Ele pode criar caminhos para a eletricidade fluir para onde não deveria, levando a curtos circuitos que podem danificar ou destruir componentes instantaneamente.
*
Corrosão: Mesmo a água destilada pode causar corrosão ao longo do tempo. Os minerais e impurezas na água da torneira, água salgada ou outros líquidos aceleram esse processo, levando à degradação de circuitos e conexões internas.
*
danos a componentes sensíveis: Muitos componentes eletrônicos são extremamente sensíveis à umidade. A água pode fazer com que eles funcionem ou falhem completamente. Isso inclui coisas como capacitores, circuitos integrados (ICS) e conectores delicados.
*
Reações químicas: Os produtos químicos em certos líquidos podem reagir com os materiais utilizados em eletrônicos, componentes adicionais.
O que fazer se você absorver eletrônicos: 1.
Aja rapidamente: Quanto mais rápido você responder, melhores serão as chances de salvar seu dispositivo.
2.
desconectá -lo imediatamente: Desconecte o dispositivo de qualquer fonte de energia para evitar choques elétricos e mais danos. Isso se aplica ao cabo de alimentação e a qualquer baterias.
3.
não liga: Tentar a energia em um dispositivo úmido pode causar danos imediatos e irreversíveis.
4.
Retire do líquido: Remova suavemente o dispositivo do líquido.
5.
secar o exterior: Use um pano limpo e absorvente para limpar suavemente o excesso de líquido.
6.
não use um secador de cabelo ou calor: O calor pode expandir componentes internos e causar mais danos.
7.
não use arroz: O antigo "truque de arroz" é amplamente ineficaz e pode até introduzir partículas nocivas no seu dispositivo. É melhor usar um dessecante.
8.
Use um dessecante: Pacotes de sílica gel (geralmente encontrados em caixas de sapatos ou embalagens eletrônicas) ou dessecantes disponíveis comercialmente são a melhor opção para extrair umidade. Coloque o dispositivo em um recipiente hermético com o dessecante e permita que ele fique sentado por vários dias.
9. Reparo profissional: Após o processo de secagem, mesmo que pareça funcionar, leve o dispositivo a um técnico qualificado para inspeção. Os danos internos podem não ser imediatamente aparentes.
O resultado depende de vários fatores: *
tipo de líquido: A água limpa é melhor que a água salgada, refrigerante ou outros líquidos condutores.
*
Duração da submersão: Um breve respingo é menos prejudicial do que a submersão prolongada.
*
tipo de dispositivo: Alguns dispositivos são mais robustos que outros.
Na maioria dos casos, a imersão eletrônica leva a danos significativos ou a falha completa. A prevenção é fundamental - mantenha a eletrônica para longe dos líquidos!