Existem vários dispositivos de hardware que não são mais comumente encontrados em computadores, dependendo de como você define "comum". Aqui estão alguns exemplos:
Dispositivos legados: *
unidade de disco de disquete: Estes eram padrão em computadores até o final dos anos 90 e início dos anos 2000, mas foram amplamente substituídos por unidades USB, CDs e armazenamento em nuvem.
*
unidade de CD-ROM: Embora ainda sejam usados para meios de instalação e alguns aplicativos especializados, eles não são tão onipresentes quanto antes.
*
portas paralelas: Usados principalmente para impressoras, elas foram amplamente substituídas pelo USB e outros métodos de conexão mais eficientes.
*
portas seriais: Estes foram usados para conectar modems, ratos e outros dispositivos, mas tornaram -se cada vez mais raros.
Outros dispositivos: * Monitores
CRT: Embora ainda sejam usados em alguns aplicativos de nicho, os monitores LCD e LED se tornaram o padrão.
*
Modems dial-up: Essa era a principal maneira de se conectar à Internet antes da banda larga, mas se tornaram obsoletas.
* Máquinas de fax: Embora ainda sejam usados em algumas empresas, eles não são mais um eletrodoméstico comum.
*
unidades de zip: Estes eram populares para armazenamento de dados no final dos anos 90, mas foram substituídos por unidades USB e discos rígidos externos.
Vale a pena notar que muitos desses dispositivos ainda têm usos dedicados em determinadas indústrias ou para fins específicos. No entanto, em termos de computadores de consumo convencionais, eles estão amplamente ausentes.