Alguns computadores são capazes de inicializar sem uma unidade de disquete porque possuem um tipo diferente de dispositivo de armazenamento que o computador pode usar para inicializar. Por exemplo, muitos computadores modernos usam um disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD) como dispositivo de armazenamento principal. Esses dispositivos podem ser usados para armazenar o sistema operacional e outros arquivos necessários para inicializar o computador.
Alguns computadores mais antigos, entretanto, podem exigir uma unidade de disquete para inicializar. Isso ocorre porque eles não possuem um dispositivo de armazenamento diferente que o computador possa usar para inicializar. Nestes casos, a unidade de disquete é usada para carregar o sistema operacional e outros arquivos na memória para que o computador possa inicializar.
Em última análise, se um computador pode ou não inicializar sem uma unidade de disquete depende do tipo de dispositivo de armazenamento disponível no computador. Se o computador tiver um disco rígido ou SSD, provavelmente será possível inicializar sem uma unidade de disquete. No entanto, se o computador tiver apenas uma unidade de disquete, será necessário usá-la para inicializar.