A diferença entre categoria 3 e cabo Categoria 5 é em grande parte uma diferença de desempenho. Os dois padrões estabelecidos pela Associação de Telecomunicações e da Electronics Industry Association ambos usam o terminador RJ-45 , o que faz com que eles olham superficialmente semelhante . Categoria 3 cabo
categoria 3 foi um padrão usado na década de 1990 , que definiu como cabo de rede de computador poderia ser feita. Cat3 , como é popularmente conhecido , exige que os cabos de ser feitos de quatro pares de pequenos fios de cobre isolados . Cada fio é torcido em torno de seu irmão gêmeo , e cada par trançado ao redor dos outros. Esta torção ajuda a proteger os sinais electrónicos que passam através do cabo de degradante . Cat3 normalmente pode suportar velocidades de até 10 megabits por segundo. Cat3 foi suplantada como o padrão da indústria por Cat5 .
Categoria 5 cabo
cabo Categoria 5 , como seu antecessor Cat3 , usa 4 pares de fios de cobre trançados para evitar externo interferência com os sinais que transmite. Uma grande diferença entre os dois é a distância entre torções. Em Cat5 , a distância entre voltas é definido de acordo com os números primos , que ajuda a reduzir os problemas entre os fios . Cat5 foi atualizado para Cat5e logo após o lançamento , com os padrões adicionados na latência. Cabo Cat5e suporta até 1.000 megabits por segundo.
Considerações
No ambiente de rede de hoje , Categoria 3 cabo já não é suficiente é para a maioria dos usuários . 10 megabits por segundo é aproximadamente igual a 2 megabytes por segundo, que é a medida mais usuários estão familiarizados. Dois megabytes por segundo pode parecer bom , mas não há rede nunca vai alcançar a largura de banda máxima teórica , eo desempenho vai sofrer como resultado. Ambos os padrões usam o mesmo conector , Registered Jack 45, o que significa que , geralmente, é relativamente fácil de substituir Cat3 com Cat5e . Enquanto algumas pessoas estão usando cabos de Categoria 6 , Cat5e ainda é a definição padrão de negócios em 2010.