Cat4 e Cat5 duas categorias de par trançado não blindado ( UTP) , a forma mais comum de cabo utilizado em redes a partir da data de publicação . É sempre parte das recomendações Ethernet para o meio físico de redes. A sua utilização generalizada decorre do fato de que ele é o mais barato dos tipos de cabos recomendados para redes Ethernet. Categorias
A classificação de cabo UTP em categorias foi criado pela Electronic Industries Alliance e da Telecommunications Industry Association nos EUA. Cada número maior representa um padrão mais tarde , o que significa que é mais velho do que Cat4 Cat5 . Cat5 foi posteriormente melhorado por um novo padrão chamado Cat5e , onde o "e " meios " melhorada . Cat5 e Cat5e são as mais comumente encontradas as categorias de cabos UTP . No entanto, novas redes, mais rápidas exigem notas mais altas de cabo UTP . Cat5 não é a última definição de cabo UTP .
Composição
Ambos Cat4 e Cat5 UTP tem o mesmo layout. Par trançado sem blindagem é classificado como um cabo " estruturada" . Isto é porque ele tem uma configuração específica , o qual é explicado em seu nome . Ambos Cat4 e Cat5 UTP conter quatro pares de fios dentro do revestimento , tornando oito fios no total . Os dois fios de cada par representa o percurso de ida e volta ( isto é , positiva e negativa ) de um circuito completo . Quando uma carga passa ao longo de um fio , que gera um pequeno campo magnético em torno desse fio . Interferência magnética Ambiental funde-se com o campo magnético . Quando os dois fios são trançados em torno de si , seus campos magnéticos entram em contato e se anulam mutuamente , tendo a interferência ambiental com eles. Isto significa que o cabo não precisa de uma manga de metal por baixo da sua camisa exterior para o proteger de interferência magnética . É por isso que o cabo é blindado .
Normas
A classificação dos cabo pela EIA /TIA especifica o desempenho de cada categoria , mas não ditar como que o desempenho deve ser alcançado . Todas as categorias têm que estar de acordo com a configuração geral UTP para se qualificar. A diferença entre os requisitos Cat4 e Cat5 é que Cat4 deve ter uma largura de banda de 16 Mbps e Cat5 deve oferecer 100 Mbps . " Largura de banda ", a taxa de transferência de dados . Ambos têm uma impedância de 100 ohms e devem manter a velocidade de dados de referência ao longo de um único trecho de 100 m.
Achievement
Como os padrões não cobrem as diretrizes de fabricação , cada fabricante é livre para usar o seu próprio método para alcançar níveis de desempenho para o cabo Cat5 . Apesar de cada produtor tem o seu próprio método patenteado proprietário, melhorou o desempenho do Cat5 é conseguido através do aumento da taxa de viragem das voltas . Este usa mais fio para cobrir uma distância e por isso torna Cat5 mais caro.