Ok, vamos dividir interfaces e dispositivos no ISDN (Rede Digital de Serviços Integrados). O ISDN era um precursor da Internet de banda larga moderna, oferecendo uma conexão digital sobre as linhas telefônicas tradicionais. Era uma maneira de transportar voz, dados e vídeo simultaneamente.
Conceitos -chave *
Conexão digital: O ISDN era um serviço totalmente digital, diferentemente das linhas telefônicas analógicas. Isso forneceu melhor qualidade de som e taxas de transferência de dados mais rápidas.
* canais
: O ISDN dividiu a linha em vários canais, permitindo que você faça coisas como conversar no telefone e enviar um fax ao mesmo tempo.
*
comunhão de circuito: Comutação de circuito usada ISDN, o que significa que um caminho dedicado foi estabelecido entre o remetente e o receptor durante a duração da transferência de chamadas/dados. Isso é diferente da troca de pacotes usada pela Internet moderna.
ISDN Interfaces As interfaces ISDN definem como seus dispositivos se conectam à rede ISDN. Os dois tipos principais são:
1.
Interface de taxa básica (BRI): *
destinado a: Pequenas empresas e usuários residenciais.
* canais
: 2 canais B e 1 canal D (2b+d)
* canais B (canais do portador): Estes são os canais de "cavalo de trabalho". Cada canal B carrega dados a 64 kbps. Você pode usá -los para voz, dados ou vídeo. Você recebe dois deles. Teoricamente, você pode unir (combinar) os dois canais B para uma conexão de 128 kbps.
*
D-canal (canal delta): Este canal carrega informações de sinalização e controle. É usado para configurar e derrubar chamadas, enviando informações de identificação de chamadas e dados de baixa velocidade. Opera a 16 kbps em Bri.
*
conector físico: Normalmente usa um conector RJ-45 (como a Ethernet).
2.
Interface de taxa primária (PRI): *
destinado a: Empresas maiores com necessidades mais altas de largura de banda.
* canais
: Na América do Norte e no Japão, o PRI usa 23 canais B e 1 canal D (23b+d). Na Europa, Austrália e outras regiões, usa 30 canais B e 1 canal D (30b+d).
* canais B: O mesmo que o BRI, cada um carrega 64 kbps.
*
D-canal: Também carrega sinalização e controle, mas a uma velocidade mais alta (64 kbps).
*
conector físico: Normalmente usa uma conexão T1 (na América do Norte e Japão) ou E1 (na Europa e na Austrália). Eles usam diferentes tipos de conectores, dependendo da implementação específica, mas geralmente RJ-48.
dispositivos ISDN Estes são os dispositivos que se conectam e usam a rede ISDN:
1.
Adaptadores do Terminal ISDN (TAS): *
Objetivo: Um TA é como um modem ISDN. Ele permite que os dispositivos não ISDN (como um computador com uma porta serial ou um telefone analógico) se conectem a uma linha ISDN. Ele converte os sinais.
*
funcionalidade: Ele lida com a conversão de digital para análise (e vice-versa), gerenciamento de canais e sinalização.
*
Tipos: Pode ser interno (por exemplo, um cartão ISDN em um computador) ou externo (uma caixa separada).
*
também chamado de "modems ISDN", embora tecnicamente, eles não sejam modems porque não modulam e desmodulam sinais analógicos. 2.
ISDN Telefones: *
Objetivo: Telefones projetados para se conectar diretamente a uma linha ISDN, aproveitando seus recursos digitais.
*
funcionalidade: Pode suportar várias linhas, recursos avançados, como identificação de chamadas e qualidade de voz digital.
3.
roteadores ISDN: *
Objetivo: Conecte uma linha ISDN a uma rede local (LAN), permitindo que vários computadores compartilhem a conexão ISDN para acesso à Internet.
*
funcionalidade: Lidar com o tráfego de roteamento entre a LAN e a rede ISDN, bem como a agregação de canais (combinando canais B para maior largura de banda).
4.
ISDN Bridges: *
Objetivo: Para conectar duas LANs sobre um link ISDN.
*
funcionalidade: Opera na camada 2 do modelo OSI (camada de link de dados)
5.
nt1 (terminação da rede 1): *
Objetivo: Esta é a interface física entre a rede do provedor de serviços ISDN e o equipamento do cliente. É como o "ponto de demarcação".
*
funcionalidade: Fornece terminação de linha, energia e algumas funções básicas de sinalização.
*
frequentemente incorporado a equipamentos ISDN em muitos países, mas em alguns países (como a América do Norte), era um dispositivo separado. 6.
nt2 (terminação da rede 2): *
Objetivo: Dispositivo mais complexo que fornece funções de comutação e concentração nas instalações do cliente.
*
funcionalidade: Lida com tarefas como funções PBX (troca de filial privada), conectividade do terminal e manuseio de protocolo.
*
frequentemente integrado em pbxs ou roteadores ISDN. Considerações importantes *
Tecnologia do pôr -do -sol: O ISDN é em grande parte obsoleto. Ele foi substituído por tecnologias de Internet de banda larga como DSL, Cable e Fiber. Está se tornando cada vez mais difícil encontrar o serviço ISDN.
*
Configuração: Configurando a configuração cuidadosa necessária do ISDN de SPIDs (identificadores de perfil de serviço) e outros parâmetros para garantir a compatibilidade com a rede do provedor de serviços.
em resumo: O ISDN forneceu uma alternativa digital às linhas telefônicas analógicas, oferecendo vários canais para transmissão simultânea de voz e dados. O BRI era para usuários menores, PRI para empresas maiores. Os adaptadores de terminal permitiram que os dispositivos não ISDN se conectassem, enquanto os telefones e roteadores ISDN foram projetados para aproveitar ao máximo a tecnologia. Embora em grande parte obsoleta, o entendimento do ISDN fornece um contexto valioso para a evolução das telecomunicações.