Uma rede de comutadores múltiplos é uma rede de computadores que usa vários comutadores de rede para conectar dispositivos. É o tipo mais comum de topologia da rede local (LAN) além de uma rede muito pequena e de troca única. Em vez de todos os dispositivos conectados diretamente a um único comutador, eles são distribuídos por vários comutadores, que são interconectados. Isso permite:
*
escalabilidade: A adição de mais comutadores expande a capacidade da rede para acomodar mais dispositivos sem sobrecarregar um único interruptor.
*
desempenho aprimorado: A distribuição de dispositivos em vários interruptores reduz a carga em qualquer comutador, levando a velocidades mais rápidas de transmissão de dados e latência reduzida, especialmente durante o uso de pico.
*
Aumento da redundância: Vários interruptores permitem redundância. Se um comutador falhar, a rede geralmente poderá continuar funcionando porque os dispositivos ainda podem se comunicar através de outros comutadores. Isso normalmente requer o uso de técnicas como o Spanning Tree Protocol (STP) ou o Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP) para evitar loops de comutação.
*
melhor segmentação de rede: Diferentes comutadores podem ser usados para segmentar a rede em unidades menores e mais gerenciáveis, melhorando a segurança e simplificando o gerenciamento de rede. Isso ajuda a isolar problemas e aumentar a segurança, limitando o impacto de uma violação de segurança.
Em essência, uma rede com várias trocas é uma maneira mais robusta, escalável e eficiente de criar redes maiores em comparação com a base de confiar apenas em um único comutador. Os próprios interruptores estão interconectados, geralmente usando outros comutadores ou roteadores para criar uma rede coesa maior.