Uma rede serial é um tipo de rede de comunicação em que os dados são transmitidos um pouco de cada vez em um único canal de comunicação. Isso contrasta com redes paralelas, que transmitem vários bits simultaneamente em vários canais.
Aqui está um detalhamento das características -chave:
*
canal único: Os dados viajam sequencialmente, pouco a pouco, ao longo de um único fio (ou outro meio de transmissão como o cabo de fibra óptica).
*
Transmissão seqüencial: Cada bit segue o anterior em uma ordem específica. Não há transferência paralela de dados.
*
velocidade mais lenta (geralmente): Como apenas um bit é transmitido por vez, as redes seriais geralmente são mais lentas que as redes paralelas para a mesma taxa de dados por canal. No entanto, isso é atenuado pelo fato de que as conexões seriais podem usar taxas de dados muito mais altas por canal.
*
menor custo (geralmente): O uso de um único canal é mais barato e mais simples do que usar vários canais. Isso contribui para o uso generalizado em muitos aplicativos.
*
distâncias mais longas (geralmente): A comunicação em série geralmente é mais adequada para distâncias mais longas devido à sua capacidade de lidar com menos degradação do sinal em relação à distância em comparação com as conexões paralelas. A atenuação do sinal em vários fios paralelos pode se tornar um problema significativo.
Exemplos de redes seriais/comunicação: *
rs-232: Um padrão de comunicação serial comum usado para conectar computadores a periféricos (como modems, impressoras).
*
USB (Universal Serial Bus): Embora use vários fios, a transferência de dados é fundamentalmente em série. É uma interface serial de alta velocidade.
*
spi (interface periférica em série): Uma interface comum usada para conectar microcontroladores a periféricos.
*
i2c (circuito inter-integrado): Outro barramento de comunicação em série comum frequentemente usado em sistemas incorporados.
*
Ethernet (em sua camada física): Enquanto Ethernet aparece como uma rede paralela em camadas mais altas, na camada física, ele emprega transmissão serial usando vários esquemas de codificação.
Em essência, as redes seriais são eficientes para transmitir dados em longas distâncias ou onde custos e simplicidade são priorizados em relação à velocidade bruta. O trade-off é velocidade para obter mais custos de custo e maior distância.