A vantagem principal do desempenho do uso de interrupções para sincronização entre drivers de dispositivo e dispositivos está na
eficiência e capacidade de resposta . Em vez de o driver constantemente pesquisar o dispositivo (verificando seu status repetidamente), as interrupções permitem que o dispositivo sinalize o driver * somente quando * ele precisa de atenção. Isso melhora significativamente o desempenho de várias maneiras:
*
Sobrecarga da CPU reduzida: A pesquisa consome ciclos significativos da CPU, especialmente se o dispositivo for lento ou pouco frequente em suas operações. As interrupções eliminam esse tempo desperdiçado da CPU. A CPU pode se concentrar em outras tarefas até que o dispositivo esteja pronto, resultando em um melhor desempenho geral do sistema.
*
Responsabilidade melhorada: As interrupções fornecem um sistema muito mais responsivo. Quando um dispositivo precisa de serviço (por exemplo, transferência de dados completa, condição de erro), ele imediatamente sinaliza a CPU por meio de uma interrupção. Isso permite que o driver reaja rapidamente, minimizando a latência e garantindo o manuseio oportuno dos eventos do dispositivo. As pesquisas, por outro lado, têm latência inerente porque o driver verifica apenas o status do dispositivo em intervalos específicos.
*
melhor utilização de recursos: Ao usar apenas o tempo da CPU, quando necessário, a comunicação orientada a interrupção libera o processador para outras tarefas. Isso leva a uma melhor utilização de recursos e um sistema mais eficiente como um todo.
Em resumo, as interrupções fornecem um mecanismo assíncrono e orientado a eventos para a comunicação do dispositivo, resultando em um sistema muito mais eficiente e responsivo em comparação com a verificação constante envolvida na pesquisa. A CPU não está sobrecarregada com um trabalho desnecessário, e o sistema pode reagir mais rapidamente aos eventos do dispositivo.