No design da rede, um núcleo colapsado refere -se a uma arquitetura de rede em que a camada principal da rede é significativamente simplificada ou reduzida em tamanho. Em vez de ter múltiplos roteadores de núcleo grande e caro lidando com grandes quantidades de tráfego, um núcleo colapsado usa menos roteadores mais poderosos, ou mesmo um único dispositivo extremamente poderoso.
Isso contrasta com um design de rede hierárquica tradicional, onde a camada principal é uma entidade substancial e distribuída. O núcleo de uma arquitetura principal em colapso geralmente é apenas um ou um pequeno número de dispositivos que lidam com decisões de encaminhamento para toda a rede.
Razões para usar um núcleo colapsado: *
Economia de custos: Menos roteadores significam despesas de capital mais baixas.
*
Gerenciamento simplificado: Um núcleo menor é mais fácil de gerenciar e manter.
*
desempenho melhorado (potencialmente): Um dispositivo principal altamente capaz pode oferecer roteamento e encaminhamento mais rápidos em comparação com vários dispositivos menores, especialmente se usar tecnologias avançadas, como tecidos sofisticados de comutação e protocolos de roteamento otimizados.
*
Latência reduzida: Com menos lúpulo, pode haver uma redução na latência da rede.
desvantagens de um núcleo colapsado: *
ponto único de falha: Todo o desempenho de toda a rede depende do (s) dispositivo (s) principal (s). Um fracasso aqui tem um impacto catastrófico. A redundância é * crucial * para mitigar esse risco.
*
Limitações de escalabilidade: Embora o núcleo possa ser poderoso, há limites para sua capacidade. A escala além desse limite requer uma atualização significativa ou mudança arquitetônica.
*
Aumento da complexidade (potencialmente): Configurar e gerenciar um único dispositivo poderoso pode ser mais complexo do que gerenciar vários dispositivos menores, especialmente se forem implementadas alta disponibilidade e redundância.
Em suma, um núcleo desmoronado é uma troca. Simplifica o gerenciamento e potencialmente reduz o custo e a latência, mas à custa do aumento do risco, se o núcleo falhar. A redundância adequada e o planejamento cuidadoso da capacidade são essenciais para tornar um núcleo em colapso uma opção de design viável.