O componente eletrônico que solicita recursos de um servidor é chamado de
cliente .
Aqui está um colapso:
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Cliente: Um dispositivo ou aplicativo de software que inicia uma solicitação de informações ou serviços de um servidor.
* servidor
: Um dispositivo ou aplicativo de software que fornece recursos, como dados, arquivos ou serviços, aos clientes.
Exemplos de clientes incluem:
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Navegadores da web: Solicite páginas da web e outros conteúdos dos servidores da Web.
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Clientes de email: Solicite e envie e -mails para servidores de email.
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aplicativos móveis: Solicite dados dos servidores de back -end móvel.
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Consoles de jogos: Conecte -se a servidores de jogo para jogos multiplayer online.
* Dispositivos
IoT: Solicite dados e instruções dos servidores em nuvem.
A comunicação entre um cliente e servidor normalmente envolve as seguintes etapas:
1.
O cliente envia uma solicitação: O cliente envia uma solicitação ao servidor, especificando o recurso que deseja.
2.
O servidor processa a solicitação: O servidor recebe a solicitação, o processa e recupera o recurso solicitado.
3.
servidor envia uma resposta: O servidor envia uma resposta de volta ao cliente, contendo o recurso solicitado ou uma mensagem de erro.
4.
O cliente recebe a resposta: O cliente recebe a resposta e exibe ou usa os dados conforme necessário.
Em essência, um cliente atua como um usuário que inicia uma solicitação de informações ou serviços, enquanto o servidor atende a essa solicitação. Esse modelo cliente-servidor é um conceito fundamental no desenvolvimento de redes e software.