Ezkeys não é um dispositivo que pode ler pensamentos. Atualmente, não existe a tecnologia capaz de ler diretamente os pensamentos de uma pessoa e traduzi -los em texto ou comandos. Ezkeys, e tecnologia de assistência semelhante, conta com outros métodos, como:
*
Interfaces de computador cerebral (BCIs) que detectam atividade cerebral: Alguns BCIs podem ser usados para digitar assistência, mas trabalham detectando a atividade cerebral *relacionada aos movimentos pretendidos *ou *padrões de pensamento específicos treinados de antemão *, não "lendo diretamente" pensamentos de uma maneira que entenda todo o conteúdo da consciência de alguém. Esses sistemas geralmente requerem treinamento e calibração extensos.
*
rastreamento ocular: Algumas tecnologias de assistência usam rastreamento ocular para determinar onde uma pessoa está olhando em uma tela, permitindo que ela selecione letras ou palavras.
*
Outros biofeedback: Alguns sistemas podem usar outros sinais de biofeedback, como atividade muscular, mas isso não seria considerado "pensamentos de leitura".
Em suma, qualquer alegação de que os ezkeys (ou qualquer tecnologia semelhante) possam ler os pensamentos de Stephen (ou de qualquer pessoa) são imprecisos e enganosos. É provável que seja usando um método mais indireto de interpretar a atividade cerebral ou sinais físicos para permitir comunicação ou controle.