As partes eletromecânicas de um computador são os componentes que combinam funções elétricas e mecânicas. Essas são principalmente as partes que envolvem partes móveis para interagir com sinais elétricos. Os exemplos mais proeminentes incluem:
*
unidades de disco rígido (HDDs): Eles utilizam pratos giratórios e uma cabeça de leitura/gravação em movimento para armazenar e recuperar dados. Os pratos giratórios são mecânicos e o movimento da cabeça e a transferência de dados são elétricos.
*
unidades ópticas (unidades CD/DVD/Blu-ray): Semelhante aos HDDs, eles usam um laser para ler dados de um disco giratório. A fiação é mecânica, o laser e a leitura/escrita de dados são elétricos.
* impressoras
(muitos tipos): As impressoras a jato de tinta usam pequenas bombas e bicos para pulverizar tinta, enquanto as impressoras a laser usam bateria e rolos rotativos. Todos envolvem movimento mecânico guiado por sinais elétricos.
*
fãs: Isso mantém os componentes frios e são puramente eletromecânicos; Um motor elétrico aciona lâminas rotativas.
*
Unidade de fonte de alimentação (PSU): Embora principalmente elétrica, uma PSU geralmente contém um ventilador e pode ter outras partes móveis envolvidas em sua regulamentação de energia.
*
teclado e mouse (alguns tipos): Os teclados mecânicos têm interruptores físicos que precisam ser pressionados para enviar sinais. Os ratos mais antigos usaram peças mecânicas para rastrear o movimento. Enquanto muitos teclados e camundongos modernos são eletromecânicos até certo ponto, alguns usam componentes puramente elétricos (por exemplo, teclados capacitivos e camundongos ópticos).
Embora muitos componentes modernos sejam amplamente eletrônicos, essas peças eletromecânicas são essenciais para certas funções do computador, principalmente armazenamento e saída. A tendência é para minimizar as partes móveis para maior confiabilidade e eficiência (por exemplo, a mudança dos HDDs para SSDs).