O teclado que usamos hoje, com seu arranjo familiar de chaves, é chamado de teclado Qwerty porque
As seis primeiras teclas na linha superior são Q, W, E, R, T e Y .
Esse arranjo aparentemente arbitrário não foi escolhido por qualquer motivo específico relacionado à ergonomia ou eficiência. Na verdade, tem uma história fascinante:
*
A máquina de escrever original: O layout Qwerty foi projetado para a primeira máquina de escrever comercial, inventada por Christopher Latham Sholes na década de 1870.
*
Prevenção de atolamentos de barra de tipo: Naquela época, as máquinas de escrever tinham barras do tipo mecânico que atingiram o papel. Se as chaves que fossem frequentemente usadas juntas fossem colocadas próximas uma da outra, as barras de tipo costumavam tocar. Para resolver esse problema, os sholes se espalham intencionalmente com as combinações de cartas comumente usadas, tornando o layout Qwerty menos eficiente para digitar, mas mais confiável.
*
O "Efeito Qwerty": Esse design original ficou preso, apesar do advento das máquinas de escrever elétricas e depois dos computadores, simplesmente porque já estava estabelecido e amplamente utilizado. O "Efeito Qwerty" refere -se a essa tendência para que as tecnologias desatualizadas persistam devido à inércia e à falta de alternativas convincentes.
Portanto, o teclado QWERTY é chamado assim, devido ao arranjo específico de suas teclas, que foi originalmente escolhido para impedir os atolamentos da barra de tipo nas principais máquinas de escrever, mesmo que não seja o layout mais eficiente para digitar.