Existem várias maneiras pelas quais uma pessoa surda pode usar um computador. Alguns dos métodos mais comuns incluem:
*
Usando um programa de conversão de texto em fala (TTS). Um programa TTS converte texto em áudio falado, que pode ser reproduzido pelos alto-falantes ou fones de ouvido do computador. Isso permite que os surdos acessem as mesmas informações que os ouvintes, mesmo que não consigam ouvi-las.
*
Usando um leitor de tela. Um leitor de tela é um programa de software que lê em voz alta o texto na tela, incluindo links, botões e outros controles. Isso permite que pessoas surdas naveguem na interface do computador e acessem informações, mesmo que não consigam ver a tela.
*
Usando software de reconhecimento de linguagem de sinais. O software de reconhecimento de linguagem de sinais usa uma câmera para rastrear os movimentos das mãos e dos dedos de uma pessoa e, em seguida, traduz esses movimentos em texto ou áudio falado. Isso permite que pessoas surdas se comuniquem com pessoas ouvintes que não conhecem a linguagem de sinais.
*
Usando um TTY (teletipo). Um TTY é um dispositivo que permite que pessoas surdas se comuniquem com outras pessoas por telefone, digitando mensagens. Esta tecnologia ainda é utilizada por algumas pessoas surdas, embora tenha sido amplamente substituída por novos métodos de comunicação.
Além dessas tecnologias específicas, os surdos também podem usar uma variedade de outras ferramentas e programas de computador, como processadores de texto, planilhas e e-mail. Com as ferramentas e adaptações certas, os surdos podem usar os computadores para fazer tudo o que os ouvintes podem fazer.