1.
Identificar exclusivamente cada linha em uma tabela. Esta é a função mais importante de uma chave primária, pois garante que cada linha de dados seja única e possa ser facilmente recuperada.
2.
Aplicar integridade referencial. Integridade referencial é um conceito de banco de dados que garante que os dados de uma tabela sejam consistentes com os dados de outra tabela. As chaves primárias são usadas para criar relacionamentos entre tabelas e ajudam a garantir que os dados não fiquem órfãos ou sejam excluídos de uma forma que possa quebrar o relacionamento.
3.
Melhore o desempenho. As chaves primárias podem ajudar a melhorar o desempenho do banco de dados criando um índice na coluna da chave primária. Este índice pode ser usado para localizar rapidamente linhas de dados com base no valor da chave primária.
4.
Crie restrições exclusivas. As chaves primárias podem ser usadas para criar restrições exclusivas nas colunas de uma tabela. Isso significa que duas linhas da tabela não podem ter o mesmo valor para a coluna da chave primária. Restrições exclusivas podem ser úteis para evitar a inserção de dados duplicados em uma tabela.