Um framebuffer é uma parte da memória usada para armazenar o conteúdo de uma imagem exibida em tempo real. O objetivo de um framebuffer é fornecer uma maneira rápida e eficiente para unidades de processamento gráfico (GPUs) acessarem e manipularem dados de pixel sem interagir diretamente com a memória do sistema. Ao ter uma área de memória separada designada especificamente para a tela, as GPUs podem evitar as sobrecargas associadas ao acesso à memória do sistema, levando a uma renderização de gráficos mais suave e rápida.
Aqui estão alguns aspectos principais dos framebuffers:
1.
Organização da memória :Framebuffers são organizados como uma matriz bidimensional de pixels, onde cada pixel é representado por um ou mais bytes. O número de bytes por pixel depende da profundidade da cor e do modelo de cor utilizado.
2.
Profundidade de cor :A profundidade de cor de um framebuffer determina o número de cores possíveis que podem ser representadas em cada pixel. As profundidades de cores comuns incluem 8 bits por pixel (256 cores), 16 bits por pixel (65.536 cores), 24 bits por pixel (16.777.216 cores) e 32 bits por pixel (mais de 4 bilhões de cores).
3.
Mapeamento de endereços :Framebuffers normalmente são mapeados no espaço de endereço de memória da GPU, permitindo que a GPU acesse diretamente os dados de pixel sem envolver a unidade central de processamento (CPU).
4.
Aceleração de hardware :as GPUs modernas incorporam componentes de hardware projetados especificamente para executar operações relacionadas a framebuffers, como manipulação de pixels, mistura de cores e mapeamento de texturas.
5.
Buffer duplo :para evitar artefatos visuais durante as atualizações de exibição, uma técnica chamada buffer duplo é frequentemente usada. No buffer duplo, são utilizados dois framebuffers, um que está sendo atualizado pela GPU e outro que está sendo exibido. Assim que a atualização for concluída, as funções dos framebuffers são trocadas para que a versão atualizada se torne o framebuffer exibido.
Os framebuffers desempenham um papel fundamental na computação gráfica, permitindo a renderização eficiente de imagens, vídeos e outros conteúdos visuais. Eles servem como intermediários cruciais entre GPUs e dispositivos de exibição, contribuindo para a experiência gráfica suave e visualmente atraente que os usuários esperam.