Laptops e notebooks são tão comuns quanto os celulares hoje em dia. Muitas pessoas trabalham em um ambiente móvel como eles viajam freqüentemente para os seus postos de trabalho ou trabalhar em casa. Laptops torná-lo possível obter um pouco de serenidade em um café , enquanto você escreve artigos eHow ou vídeo-conferência com o seu patrão durante uma viagem para uma reunião com um cliente. Em meio ao caos Wi-Fi, você pode encontrar-se perguntando como o mundo chegou a uma era de computação móvel. A idéia
O consenso para o autor para a idéia do laptop portátil é Alan Kay. Kay era um pesquisador que muitas pessoas hoje conhecemos como o Palo Alto Research Center da Xerox ( Xerox PARC ) . Na década de 1970 ele teve uma idéia para a criação de um dispositivo portátil de educação para as crianças chamado Dynabook . Seu objetivo era preço é cerca de US $ 100 para que todos podiam pagar -lo e usá -lo. No entanto, apesar de sua visão brilhante, a tecnologia da época não estava a par de criar tal dispositivo e ninguém queria repartir os fundos para fazer isso acontecer.
Osborne 1 < br >
o Osborne 1 foi o primeiro computador portátil oficial. Embora o conceito de portabilidade de hoje é muito diferente do conceito de portabilidade quando Osborne 1 chegaram a ser concretizadas no início de 1980 . Osborne 1 foi literalmente do tamanho de uma mala e pesava cerca de 26 quilos. A pequena tela era um CRT monocromático , o teclado dobra para baixo também era a tampa e possui duas unidades de disco flexíveis, com um sistema operacional CP /M . A maioria das pessoas usou cabos de poder, porque a bateria opcional provavelmente pesava mais do que o Osborne 1 .
Telas de LCD
Não era até o uso de telas de LCD em computadores móveis que a maioria dos especialistas acreditam que a portabilidade realmente foi um sucesso. Antes de LCD, computadores móveis teve plasma, ELT ou CRT telas , todas drenadas o poder muito rapidamente se o computador não tiver uma conexão direta a uma tomada . Epson lançou o HX -20 , em 1982 , que foi o primeiro computador portátil com tela e LCD. A fonte de energia para o HX- 20 foi baterias NiCd recarregáveis e equipado com um teclado de tamanho completo e impressora matricial on-board. No entanto , a tela LCD é bastante pequena (120 por 32 resolução monocromática) , que fez o HX- 20 a menos usável do que o desejado .
Kyocera Kyotronic
Os especialistas concordam que o computador que realmente pode ser considerado o primeiro computador portátil foi a Kyocera Kyotronic (o chamado Modelo TRS- 80 100 quando comercializado em os EUA) , lançado em 1983. A tela LCD mostrou 8 linhas com 40 caracteres para cada linha. Além disso, ele tinha vários aplicativos embutidos e convenientemente correu em pilhas AA. Ele também tinha um design em concha , que foi outro precursor para laptops de hoje.
Telas
O Gavilan SC, lançamento em 1984, teve a primeira touchpad. Em 1989, o portátil Apple Macintosh contou com a primeira matriz ativa de 640 por 400 tela, eliminando o efeito de desfoque . O Commodore SX -64 teve a primeira tela de cor, embora só medido 5 polegadas. Finalmente, no início de 1990 , os verdadeiros precursores para telas coloridas chegou ao mercado em Toshiba T3400CT e da Fujitsu FMV- 433N , ambos usados ecrãs TFT .
Hoje
ao longo do tempo , outros aspectos do computador móvel começaram a melhorar . A vida da bateria foi progressivamente tornar-se mais estável , embora isso ainda é algo inovadores estão trabalhando para melhorar . Em 2003, a Intel lançou um processador chip que mudou a forma como laptops funcionou , dando laptops a capacidade de executar como um PC. Conforme os processadores evoluem, Intel continua a liderar o bando. Agora não só temos computadores portáteis (laptops ) , mas PCs de bolso e até mesmo telefones celulares com aplicativos de computador -como .