Existem dezenas de padrões de exibição de computador, mas os três principais padrões ao lidar com os notebooks são XGA + , SXGA + e UXGA , com o futuro sendo QXGA displays. Netbooks ou sub -notebooks tendem a funcionar no padrão WSVGA , uma versão widescreen de SVGA . Cada designação refere-se à resolução de tela nativa do monitor. A resolução de um monitor determina quantos pixels podem ser exibidos na tela ao mesmo tempo e , portanto, a quantidade de informação . Estes padrões são expressos como o número de pixels de largura por o número de pixels de altura , e cada um é fornecido com variações de formatos de ecrã panorâmico . XGA +
XGA + ( eXtended Graphics Array Plus) é o próximo passo a partir do formato XGA ( 1024 x 768 ) introduzido pela IBM em 1990. Ele é comumente considerada como 1152 por 864 e tem uma relação de aspecto de 4:3 . Embora XGA + não é aprovado por qualquer organização de padrões , tornou-se a norma para LCDs de notebooks a preços acessíveis até 15 polegadas, em particular a sua variante WXGA widescreen ( 1366 x 768 ), que desempenha 720 p , padrão HDTV, vídeo nativamente . O aumento no uso de tela de LCD e da popularidade de monitores widescreen fez LCDs de alta resolução mais econômico , eo XGA + padrão é rapidamente deslizando de uso.
A variante widescreen de XGA + é conhecido como WSXGA e tem um nativo resolução de 1.440 por 900 em tamanhos que variam de laptop 12,1-17 polegadas. As normas + e WSXGA XGA fornecer tela modesto imobiliário para quem quer em um orçamento ou que fazem funções de computação apenas básicas ( navegar na Internet , email, etc ) em seus laptops .
SXGA +
SXGA + ( eXtended Graphics Array Super Plus) refere-se ao padrão de resolução de 1 400 por 1050 . SXGA + é um padrão comum em muitos midgrade 14 - e notebook de 15 polegadas LCD , incluindo muitos notebooks para jogos orçamento. Como widescreen se tornou a escolha mais popular para portáteis, o padrão + WSXGA de 1.680 por 1.050 tornou-se o padrão de fato para notebooks de até 17 polegadas . Fornecendo uma resolução de tela atualizado, os padrões SXGA + e WSXGA + são um must-have para usuários avançados , que utiliza vários aplicativos ao mesmo tempo e querem manter suas telas organizada ou para pessoas que só precisam de mais espaço na mesa para trabalhar.
UXGA
UXGA (Ultra eXtended Graphics Array ) monitores vêm com uma resolução de tela nativa de 1.600 por 1.200. O irmão de UXGA widescreen, WUXGA (1.920 por 1.200) , é executado em uma relação de aspecto 16:10, tornando-o perfeito para exibir conteúdo HDTV , que é executado em um diferente formato 16:9 padrão , ligeiramente carta -box . Isto permite que o conteúdo de HDTV possa ser visto com os controlos ainda visíveis . Normalmente custando quase US $ 200 mais , este monitor do notebook caro fornece ao usuário a quantidade máxima de espaço de trabalho disponível em qualquer notebook moderno. WUXGA fornece uma imagem clara o equivalente a 2,3 megapixels e permite que um usuário a exibir dois documentos de uma página lado a lado. É perfeito para os editores e entusiastas que simplesmente não pode ter o suficiente de imóveis para trabalhar com em seu monitor portátil de mídia.
WSVGA
WSVGA (Wide Super Video Graphics array) refere-se ao padrão de SVGA (800 x 600 ), que era um monitor de CRT padrão comum no passado e desde então tem melhorado. O padrão WSVGA fez uma aparência forte com os netbooks , computadores portáteis de baixo custo portáteis em miniatura, que se tornaram tão populares . WSVGA aparece em duas variações: 1024 por 600 e 1024 por 576. Em comparação a um notebook de tamanho completo, isso proporciona pouco espaço para trabalhar, mas desde que as telas de netbooks variam de apenas 7 a 10 polegadas , satisfaz o mais básico dos usos, incluindo e-mail e navegação na web.
< Br > QXGA
QXGA (Quad eXtended Gráficos Display) é nomeado para ter quatro vezes o número de pixels de uma tela XGA . QXGA monitores têm uma resolução nativa de 2.048 por 1.536 , com a sua variante widescreen chegando a 2.560 por 1.600. Estes LCDs ainda não estão disponíveis em laptops e não deve ser comum por algum tempo, mas eles são a exibição de gráficos high-end do futuro eo próximo passo a partir UXGA atuais displays. NEC distribuiu laptops com telas QXGA no Japão a partir de 2002 a 2005, mas geralmente o padrão só pode ser encontrada em 30 polegadas ou LCDs de desktop maiores.